Estudos Dirigidos Bioqui Mica

1987 palavras 8 páginas
ESTUDO DIRIGIDO 01
1. De que forma as reações do catabolismo e do anabolismo estão relacionadas?
As reações do catabolismo e anabolismo estão relacionadas por serem reações acopladas onde a energia (ATP) e o potencial redutor (NADH) gerados pelas primeiras são utilizadas pelas segundas.

2. Como a energia fica armazenada na molécula do ATP? (Que tipo de energia é essa: térmica, mecânica, química, elétrica?)
A energia fica armazenada na molécula do ATP nas suas ligações fosfato de alta energia. Assim, a energia liberada pelos processos catabólicos fica conservada como energia química na estrutura molecular do ATP.

3. Qual a função do NAD+? Que outra molécula tem a mesma função que o NAD+ nos organismos vivos?
O NAD+ tem como função transportar e transferir os átomos de hidrogênio de uma molécula à outra. A outra molécula que exerce a mesma função nos organismos vivos é o FAD.

4. O que é glicólise? Quais são os produtos finais da glicólise? Em que local da célula ocorre a glicólise?
Glicólise é a via metabólica de quebra da glicose e ocorre no citoplasma de todas as células. Durante a glicólise, a molécula da glicose é degradada e convertida em 2 moléculas de piruvato e, simultaneamente, são produzidos 2 ATPs e 2 NADH.

5. O que ocorre na primeira etapa da glicólise? E na segunda?
Na primeira etapa da glicólise, etapa de investimento de energia, a molécula de glicose é fosforilada e preparada para ser degradada, tendo o gasto 2 ATPs na célula. Ao final da primeira etapa da glicólise, uma molécula de glicose é clivada em duas moléculas de três carbonos, o gliceraldeído fosfato e a dihidroxiacetona.
Na segunda etapa da glicólise, etapa de recuperação de energia, são produzidos 2 ATPs para cada molécula de gliceraldeído fosfato que inicia esta etapa, sendo produzidos no total 4 ATPs, e, como na primeira etapa haviam sido gastos dois ATPs, o ganho líquido é de 2 ATPs. Cada molécula de gliceraldeído fosfato é transformado em piruvato numa

Relacionados

  • Estudo Dirigido De Bioqui Mica Completo
    374 palavras | 2 páginas
  • Manual FUVEST 2014
    119253 palavras | 478 páginas
  • Platão e a ética
    119253 palavras | 478 páginas
  • Como elaborar um resumo
    86339 palavras | 346 páginas