Estudos de éxcitons escuros em nanotubos de carbono

1141 palavras 5 páginas
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos tem havido um grande interesse da comunidade científica internacional por pesquisas relacionadas a uma forma alotrópica do elemento químico carbono; os nanotubos. Esse interesse se deve às expectativas quanto ao entendimento da fenomenologia física envolvida e pelas aplicações tecnológicas previstas para esse material carbonoso em escala nanométrica. Esta revolução vem acontecendo desde a verificação experimental de que esse material apresenta comportamentos e propriedades muito diferentes daquelas observadas no universo macroscópico.
Nanotubos de carbono são estruturas cilíndricas com dimensões nanométricas cujas paredes são formadas apenas por átomos de carbono. Embora já tenham sido produzidos nanotubos de várias outras espécies químicas, como exemplo os nanotubos de Nitreto de Boro (BN), os nanotubos produzidos apenas com átomos de carbono são os mais estudados e os que apresentam propriedades físicas mais interessantes. A estrutura cilíndrica de um nanotubo possui simetria ao longo de seu eixo e também uma conformação espiralada dos átomos em sua parede, denominada quiralidade. Os nanotubos de carbono são equivalentes a uma folha de grafeno (estrutura planar formada por um arranjo hexagonal de átomos de carbono) enrolada na forma de um tubo, podendo ser formados por várias camadas (Multi-Wall Carbon Nanotubes - MWNTs) ou por apenas uma única camada (Single-Wall Carbon Nanotubes - SWNTs). Embora os nanotubos de paredes múltiplas sejam produzidos mais facilmente, os nanotubos de parede única e dupla (Double-Wall Carbon Nanotubes - DWNTs) têm atraído especial atenção por serem mais simples de entender, por apresentarem menos defeitos estruturais e por possuírem propriedades físicas únicas.
Nessa dissertação serão apresentados resultados de Espectroscopia de Fotoluminescência em SWNTs dispersos em surfactante SDS (Sodium Dodecyl Sulfate) e em moléculas de DNA. Com o objetivo de estudar o efeito da luminescência de éxcitons

Relacionados