Estudos de linguagem - a carta da terra

Páginas: 4 (752 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Campus Universitário de Pontes e Lacerda
Departamento de Letras
Disciplina: Introdução aos Estudos da Linguagem
Semestre: 1ºDiscente: Romulo Eduardo, Altair Gomes
Docente: Eliana de Almeida



Carta da Terra


Utilizando como base teórica a obra da professora Eni Orlandi, denominada “Análise de Discurso”,estabeleceremos as relações existentes entre a conferência realizada no município de Pontes e Lacerda no ano de 2001, sobre a “Carta da Terra” e a obra já citada.
A professora Eni Orlandi inicia seudiscurso realizado na conferência, explicitando que ao contrário do que o enunciado “Carta da Terra“ possa transparecer, nos remetendo à idéia de apenas um simples código de condutas para pessoas, esta“Carta”, transporta em si, uma produção de sentidos mais amplo, com conotações políticas, sociais e históricas.
No fragmento do discurso de Orlandi, em que ela diz, que a Catequese, utilizada peloscolonizadores, apresenta o mesmo sentido de formação ideológica, que o Discurso Ecológico apresenta na atualidade, percebemos a presença do discurso puramente ideológico, de acordo com o descrito na obra daautora, em que ela diz: “... a ideologia (...) é a condição para constituição do sujeito e dos sentidos”, ou seja, a posição do sujeito que produz o discurso, no caso, os países de primeiro mundo, éa da imposição das suas idéias junto aos países de terceiro mundo, assumindo assim a posição dominante.
Segundo Orlandi, “... na polissemia, o que temos é deslocamento, ruptura de processo designificação”, verificamos a presença desse fragmento teórico no trecho do discurso da professora em que ela nos mostra os vários sentidos das palavras que compõe o enunciado “Carta da Terra”, em umprimeiro momento, ela analisa a palavra Carta como esta tendo um sentido não-político, inserindo-a em um ambiente familiar, em um segundo momento ela a analisa, com o sentido mais formal de carta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A carta da terra
  • Carta da Terra
  • A carta da terra
  • carta da terra
  • A carta da terra
  • A carta da terra
  • A carta da Terra
  • Carta da Terra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!