ESTUDOS DE CASO E TRANSDISCIPLINARIDADE: DESAFIOS DA COMPLEXIDADE

Páginas: 24 (5842 palavras) Publicado: 8 de maio de 2014
PUC-CAMPINAS
Programa Permanente de Capacitação Pedagógica – Outubro/2006
Oficina – TCC: Modalidade Estudo de Caso – Texto de apoio

ESTUDOS DE CASO E TRANSDISCIPLINARIDADE:
DESAFIOS DA COMPLEXIDADE
Profa. Dra. Elisabete M. M. de Pádua1
Resumo
O texto busca trazer elementos para uma reflexão sobre o Estudo de Caso, no que se refere à produção de conhecimento e à práticaprofissional; mantendo o foco no modo de produção do conhecimento, caracteriza o Estudo de Caso nas perspectivas disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Mostra que, neste momento histórico de transição nos paradigmas da Ciência, enfrentamos o desafio de re-contextualizar conceitos, procedimentos e técnicas para o Estudo de Caso, no sentido tanto de uma maior integração entre disciplinas e áreasdo saber, quanto de um maior comprometimento ético entre os participantes de um estudo desta natureza. Apresenta elementos metodológicos para o desenvolvimento dos Estudos de Caso. Conclui que a visão transdisciplinar é a que, hoje, pode ampliar o potencial dos Estudos de Caso para contribuir com práticas profissionais inovadoras e a produção de conhecimento a partir dos princípios do paradigmada complexidade.

Palavras-chave: Estudo de Caso, Metodologia, disciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.


O objetivo do Método, aqui, é ajudar a pensar por si mesmo, para responder ao desafio da complexidade dos problemas”
(Edgar Morin, Método 3, 39)


Considerações Iniciais

Os estudos de caso tem, há longo tempo, se constituído como um desafio, no âmbito daspesquisas qualitativas, em função de suas possibilidades de explicação/compreensão da intervenção em diferentes contextos - pedagógicos, sociais, clínicos, terapêuticos - ao mesmo tempo em que possibilitam a produção do conhecimento “em ação “.
Esta dupla possibilidade tem sido abordada mais recentemente no campo da Ciência, e tem se constituído também em desafio permanente no campo dapesquisa, uma vez que, historicamente, produção de conhecimento e práticas profissionais traçaram caminhos separados. No entanto, compartilhamos a idéia de Samaja, quando afirma que

“nada impede que os resultados de uma prática profissional particular se incorporem à base observacional de uma investigação científica, ou que as idéias produzidas durante a execução das ações se transformem em fontes deinspiração para novas propostas teóricas. Nada impede, tampouco, que um projeto de intervenção profissional se proponha tanto modificar uma realidade quando produzir um resultado conceitual no marco dos cânones da Ciência.” 2


Nesta perspectiva, os estudos de caso, enquanto recurso metodológico,
podem possibilitar esta “dupla entrada” no processo de conhecimento da realidade
estudada: deum lado, na busca de compreender a evolução do caso estudado para nele intervir, de outro, na intencionalidade de aprofundar conhecimentos para contribuir com o avanço teórico em determinada área do saber.
No entanto, a própria compreensão dos estudos de caso como recurso metodológico tem percorrido uma longa e diversificada trajetória, que acabou por delimitar “modelos para o uso da técnica”, apartir de enfoques teóricos distintos, que por sua vez, tem seus fundamentos em concepções também distintas de Ciência e Método.
Assim , é possível analisar o estudo de caso a partir dos pontos de vista disciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar, e das características que cada um assume, segundo a concepção de método e de ciência que os orienta.
Tendo em outros textos 3 abordado o estudode caso enfocando mais suas vertentes metodológica e pedagógica, buscamos agora tratar de algumas questões epistemológicas4, que podem trazer elementos conceituais para ampliarmos a compreensão do estudo de caso como um recurso importante para intervenção na realidade e para se produzir conhecimento, em todos os campos do saber.

As abordagens disciplinar e interdisciplinar nos estudos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Complexidade e transdisciplinaridade
  • Desafio Profissional Estudo De Caso
  • os desafios da complexidade
  • desafio da complexidade
  • Desafio Profissional Estudo de caso: Restaurante Smak
  • TRABALHO INDIVIDUAL Estudo de Caso: Seleto
  • Desafio profissional estudo de caso: empresa volvo
  • Estudo de caso: desafios da administração no mcdonald’s brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!