Estudos críticos em administação

Páginas: 41 (10110 palavras) Publicado: 4 de janeiro de 2013
Guerreiro Ramos: Resgatando o Pensamento de um Sociólogo Crítico das Organizações

G UERREIRO R AMOS : R ESGATANDO O PENSAMENTO DE UM S OCIÓLOGO C RÍTICO DAS O RGANIZAÇÕES
Ana Paula Paes de Paula*

bjetiva-se com este artigo apontar as contribuições de Alberto Guerreiro Ramos para os estudos críticos em administração, evidenciando o quanto o autor antecipa as preocupações e proposições dessacorrente dos estudos organizacionais. Tentase, também, demonstrar as bases da sociologia crítica das organizações utilizadas pelo autor e que o conduziram para uma nova teoria organizacional, resgatando sua agenda de pesquisa para os estudiosos da temática. Em linhas gerais, abordam-se os principais trabalhos de Guerreiro Ramos, os quais são examinados a partir de uma perspectiva analíticacuidadosamente estruturada. Para concluir, resgatam-se os trabalhos de seus discípulos, avaliam-se os limites do artigo e são feitas recomendações para futuras pesquisas, frisando que trazer à tona o pensamento de Guerreiro Ramos é uma forma de preservar a força do movimento de crítica à administração.

O T

R ESUMO

ABSTRACT

he purpose of this article is to point out the contributions ofGuerreiro Ramos to the critical management studies, highlighting his anticipation over the propositions of this research area on organizational studies. Beyond that, the article also makes an effort to reveal the bases of his critical organization sociology, which helped him to build a new form of organizational analysis. His theory is still precious for many scholars that work on this thematic. Toaccomplish this purpose, we examine the most important works of the author, through a careful analytical structure. In the end, we evaluate the limitations of this research and make recommendations for futures works. It is emphasized that retrieving Guerreiro Ramos’ thought is a way to preserve the force of the critical movement in Administration Science.

*Profª CEPEAD/UFMG
o & s - v.14 - n.40 -Janeiro/Março - 2007

169

Ana Paula Paes de Paula

a década de 1990, alguns sociólogos das organizações incomodados com a instrumentalização que circunda o mundo do management fundaram uma corrente de estudos críticos em administração. Segundo essa corrente (ALVESSON; WILLMOTT, 1992), tais estudos têm uma agenda para pesquisa, ensino e prática organizacional que entende o management comoum fenômeno político, cultural e ideológico. Sua intenção é dar voz aos gerentes não somente como administradores, mas como pessoas, e também a outros grupos sociais, cujas vidas são afetadas pelas atividades e ideologias do management. Os estudos críticos em administração estão voltados para a emancipação, pois buscam criar “...sociedades e lugares de trabalho livres de dominação em que todos osmembros têm igual oportunidade para contribuir para a produção de sistemas que venham ao encontro das necessidades humanas e conduzam ao progressivo desenvolvimento de todos” (ALVESSON; DEETZ, 1996: 238). As contribuições geradas por esses estudos podem oferecer insumos para a reflexão da carreira profissional, recursos intelectuais para contrariar as tendências totalitárias da socializaçãocorporativa e um conjunto mais apurado de critérios para a tomada de decisões. Embora essa corrente tenha se organizado fundamentalmente na Inglaterra, analisando o caso brasileiro, nota-se que estudos com este mesmo teor vêm sendo realizados há décadas por Alberto Guerreiro Ramos, Maurício Tragtenberg e Fernando Prestes Motta. Em outras palavras, existe no Brasil uma tradição autônoma de estudoscríticos em administração, que merece ser analisada com maior rigor. Baseada em tal hipótese, estruturei um projeto de pesquisa que aborda os três sociólogos das organizações, os quais se destacam pela adesão a uma perspectiva humanista e não comportamentalista, advogando a centralidade do indivíduo frente à organização, e por defenderem novos caminhos para o ensino dos administradores. Dessa forma,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Areas de estudo da administação
  • Tolstói Estudo critico
  • Estudo do raio crítico de isolamento
  • ESTUDO CRÍTICO
  • Estudos criticos da administração
  • economia politica
  • Estudo racional e crítico dos princípios básicos
  • Estudo crítico das crônicas de vicente serejo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!