Estudos biblicos

Páginas: 3 (711 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
O Salmo "Ah Se..."
(Salmo 81)

Quantas vezes muitos de nós têm dito:  "Ah se..." seguido por "o que poderia ter sido!"  O Salmo 81, demonstra este conceito, lidando com "o que poderia ter sido"para Israel "se" eles tivessem feito certas coisas.  A nação nunca percebeu o potencial que Deus tinha para ela em muitas áreas.  Ah se ela tivesse se submetido aos justos estatutos e julgamentos deDeus, como teriam-se conduzido de modo diferente, até mesmo quando Cristo veio ao mundo.

Deus tem sempre desejado que seu povo o louve, como é visto nos versículos de abertura do Salmo.  Deus é "nossaforça", e como tal deveríamos "cantar alto" a ele.  Uma base para esta adoração são os benefícios antes concedidos à nação.  No versículo 6, notamos que Deus removeu a carga do Egito, e como istoficou firmemente gravado nas mentes de Israel.  Sua escravidão tinha sido levantada de seus ombros, quando foram libertados "dos cestos."  No tempo da sua aflição, Deus livrou-os (81:7).  Quando elesclamaram a Deus, ele respondeu no tempo da aflição.  Em seguida, ele provou-os em Meribá.

Então Deus os assegura de que ele na verdade é seu Deus, que os tirou do Egito (81:10).  Eles têm queabrir "bem a tua boca", e a promessa é que"ta encherei".  "Abrir as bocas" indica uma necessidade de bênçãos de Deus; estas pessoas foram os recipientes onde Deus colocaria sua bondade.  Entretanto, eles serecusavam a ouvir seu Deus (81:12), e então, como ele freqüentemente fez, Deus "abandonou-os", deixando que andassem conforme seus próprios caminhos.

Então nos aproximamos do trecho "Ah se . . ." doSalmo, no versículo 13.  Ali Deus clama: "Ah!  Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!" Ou, como poderíamos dizê-lo: "Ah se . . . eles tivessem feito estas coisas!"  O queentão viria em seguida?

Primeiro, Deus lhes diz que ele teria subjugado seus inimigos.  Em vez disso, por causa da recusa deles a ouvir a Deus, ele freqüentemente usou aqueles inimigos como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo Biblico
  • Estudo bíblico
  • estudo biblico
  • estudos bíblicos
  • estudo biblico
  • Estudo biblico
  • Estudo Biblico
  • Estudo bíblico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!