Estudoe de caso: comandante fred

445 palavras 2 páginas
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CARUARU – FAFICA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSORA: ROSÁLIA BARROS PEREIRA
TURMA: ADM-B 2012.1
ALUNAS: ANA RAPHAELA DE M. FLORÊNCIO LUCIENE GOMES

1- Qual a importância da racionalidade e intuição no processo decisório?
Uma decisão deve ser tomada fazendo a combinação de dois elementos: racionalidade e intuição. A racionalidade usa as informações que tem, criando uma regra, definindo os passos a serem seguidos, ou seja, são decisões programadas. Uma decisão não é totalmente racional, certos problemas não são resolvidos por meio de regras.
Quando não se tem a quantidade suficiente para a tomada de uma decisão a intuição é o recurso usado. A decisão nasce da experiência e dos sentimentos a respeito dos estímulos perceptíveis. Deve-se levar em conta que a intuição tem limitações. Não se pode tomar conclusões precipitadas com base em dados escassos. 2- Quem deve tomar as decisões?
Existem decisões que devem ser tomadas pelo líder e outras o líder deve compartilhar com sua equipe. Ou seja, cada decisão deve ser tomada pelas pessoas de acordo com o grau de participação da equipe. 3- Quais os tipos de decisões?
São três os tipos de decisões: autocráticas, compartilhada e delegada. Nas autocráticas as decisões são tomadas para acelerar o processo de resolver problemas. Por isso são tomadas pelo líder, aceita por todos e não questionada.
As compartilhadas são tomadas pelos gerentes junto a sua equipe, elas não podem ser impostas, pois afetam pessoas. São divididas em dois grupos: consultivas e participativas. As delegadas não precisam ser aprovadas ou revistas pela administração. São tomadas por equipes ou pessoa que recebeu poderes. 4- Quais as dificuldades no processo de resolver problemas? * Incapacidade de reconhecer o problema. * Interpretação diferente segundo o observador: a resolução do problema torna-se mais complicada que o problema

Relacionados