EstudoDirigidoII

936 palavras 4 páginas
Teoria da Literatura

ESTUDO DIRIGIDO II

1. Para Sainte-Beuve (2011), a produção literária não é “de modo algum distinta ou sequer separável do homem e da organização”. Quais as consequências disso, segundo o autor, para o julgamento da obra literária?

Para Sainte-Beuve, estudar a obra é estudar o autor. O crítico precisa saber encontrar traços da personalidade do autor no texto. “[...] posso fruir uma obra, mas para mim é difícil julgá-la independente do conhecimento do próprio homem; e direi de bom grado: tal árvore, tal fruto. O estudo literário me conduz assim muito naturalmente ao estudo moral.” (BEUVE, 2011, p. 521).

2. “Não saberíamos lidar com muitos meios e com muitos elementos de modo a conhecer um homem”, afirma Sainte-Beuve (2011). Para o crítico francês, quando, então, se pode estar seguro de ter apreendido o autor “por inteiro”?

Sainte-Beuve afirma que para se estar seguro de ter apreendido o autor “por inteiro” é necessário que se tenham respondidas as perguntas acerca da vida do autor.

Enquanto não recorremos sobre um autor a certas perguntas, e enquanto não as temos respondidas, [...], não estamos seguros de apreendê-lo por inteiro, mesmo que tais perguntas pareçam as mais estranhas à natureza de seus escritos: - O que pensava ele sobre religião? – Como se sentia afetado pelo espetáculo da natureza? – Como se comportava com relação a mulheres? Com relação a dinheiro? – Era rico, ou era pobre? – Qual era seu sistema, qual era sua maneira cotidiana de viver? – Enfim, qual era seu vício ou seu fraco? Todo homem tem um. Nenhuma das respostas a essas perguntas é impertinente para julgar o autor de um livro e o próprio livro, se esse livro não é uma tratado de geometria pura, se é sobretudo uma obra literária, onde o autor entra plenamente. (BEUVE, 2011, 526.).

3. O que Sainte-Beuve (2011) afirma sobre a mudança de gênero literário na obra de um mesmo autor?

Sainte-Beuve afirma que

“Assim como podemos mudar de opinião várias vezes na vida,

Relacionados