EstudoDirigidoGeologia Civil

380 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO À GEOLOGIA - Prof. Antônio Carlos da Silva Souza
ESTUDO DIRIGIDO DE GEOLOGIA

NOME:______________________________________________________ TURMA:__________
VALOR: 06 pontos CRÉDITOS OBTIDOS:____________

ATENÇÃO: Este trabalho deverá ser entregue no dia da primeira avaliação (AIA). Não serão aceitos trabalhos entregues após esta data estipulada.

01) EXPLIQUE como se deu a origem do planeta Terra e qual a idade da sua formação?

02) O eixo do planeta Terra é inclinado em cerca de aproximadamente 23º. CITE qual o fenômeno ocorrido no início de sua criação que ocasionou esta inclinação e DESCREVA qual outra consequência resultante deste fenômeno?

03) Faça um desenho (croqui) da estrutura interna do Planeta Terra baseado na composição química. CITE os nomes das estruturas (divisões) internas, suas principais funções e CARACTERIZE cada uma delas.

04) EXPLIQUE o que eram os estromatólitos e CARACTERIZE sua relação com o oxigênio do Planeta.

05) CITE quais foram as 5 grandes extinções em massa ocorridas no Planeta e DESCREVA as principais características de cada uma.

06) EXPLIQUE o que foi a Pangéia e CITE aproximadamente quando essa configuração continental foi presente na Terra?

07) Costumamos nos referir a alguns fósseis encontrados, como por exemplo o Trilobita, como um fóssil-guia. EXPLIQUE o que é um fóssil-guia.

08) O C14 é um exemplo de isótopo instável. EXPLIQUE como o mesmo se transforma e qual é a taxa dessa transformação. CARACTERIZE como o C14 pode ser usado na datação de matéria orgânica, como os ossos?

09) A crosta sólida da Terra não é uma casca homogênea e inteira. Os vários conjuntos de rochas que formam a crosta constituem placas de tamanhos e espessuras diferentes que se movimentam. EXPLIQUE com suas palavras os princípios da dinâmica da Tectônica de Placas. DESCREVA os dois tipos de placas, os tipos de contato entre placas e as forças que geram os

Relacionados