ESTUDODIRIGIDO OSM

510 palavras 3 páginas
ESTUDO DIRIGIDO (ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS)

1. Explique as diferenças entre delegação e descentralização.
A delegação tem um caráter informal e mais pessoal, atingindo somente um nível hierárquico, especificamente a relação entre superior e subordinado, ela é menos estável no tempo. Por outro lado, a descentralização é definida formalmente pela empresa, atingindo vários níveis hierárquicos, ela é mais ligada ao cargo, sendo mais estável no decorrer do tempo.
2. Explique o conceito de delegação e os obstáculos na ótica do chefe.
Delegar é a transferência de poder de um superior para um subordinado. O chefe pode ter medo de perder o poder, pode considerar que o subordinado não vai executar a tarefa, pode considerar que o subordinado não tem capacidade. O chefe também pode não ter tempo para treinar o subordinado.
3. Explique o conceito de manual, abordando os benefícios de sua implantação nas empresas.
É todo e qualquer conjunto de normas e procedimentos, funções e atividades definidos formalmente por uma organização. Ele traz como vantagens a padronização de processos, o aperfeiçoamento da comunicação, servindo de elemento orientador para os funcionários.
4. Explique a finalidade do manual de organização.
Estabelece a estrutura e a interface entre as unidades organizacionais. Ele visa representar de forma macro os aspectos relativos às atribuições destas unidades, explicitando inclusive o organograma da organização.
5. Explique o objetivo do manual do empregado.
Ele visa representar de forma objetiva os direitos e deveres do empregado, demonstrando por exemplo o horário de trabalho, os benefícios e aspectos relativos a segurança do trabalho.
6. Explique as fases na elaboração de um manual.
Levantamento de necessidades de manuais; redação do manual; validação do manual; treinamento dos empregados; distribuição e acompanhamento.
7. Explique o conceito de fluxograma, abordando as vantagens de sua utilização nas empresas.
É um diagrama de processamento que

Relacionados