Estudo

Páginas: 5 (1182 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Áreas de influência no comportamento do consumidor

Várias são as áreas nas quais os profissionais de marketing podem atuar – ou mais precisamente influenciar – ao estudarem o comportamento do consumidor, citaremos aqui as mais importantes, a saber: atitudinal, cultural, étnica, social, status, pessoal, familiar e situacional.     

Influências nas atitudes

Podemos dizer que influenciaras atitudes e os comportamentos dos consumidores é uma das tarefas mais fundamentais e também mais desafiadoras que as empresas enfrentam (Engel, Blackwell & Miniard, 2000).

As influências em atitudes ocorrem através da persuasão da comunicação. Nesta variável os principais fatores que devem ser levados em conta são...
como é a mensagem;
qual a sua fonte;
possui ou não um endosso;possui demonstrações de produtos;
possui humor, personalidade, etc.

O objetivo é fazer com que o consumidor tenha uma atitude favorável com a propaganda em questão e futuramente com o produto/serviço, independentemente do target desta ser uma mensagem comparativa entre produtos, uma mensagem afetiva, uma mensagem de apelo, de apresentação de características de produto, uma mensagem de defesa,etc. Neste caso, a mensagem visará alterar uma atitude estabelecida na mente do consumidor, para uma outra atitude seja Arezzo.

A persuasão ou ato de induzir, convencer – Petty e Cacioppo, 1986 – depende das respostas cognitivas – pensamentos – e afetivas – sentimentos – que ocorrem durante o processamento da mensagem. Tanto as características do consumidor quanto as do produto devem serponderadas ao se desenvolver uma tática de comunicação.

Influência cultural

A cultura refere-se a um conjunto de valores, idéias, artefatos e outros símbolos significativos símbolo do ser livre empregado pelo cowboy – que ajudam os indivíduos a se comunicar, a interpretar e a avaliar como membros da sociedade.

Para Boone & Kurtz (1998, p.168) ela é definida como: valores, crenças,preferências e gostos passados de uma geração para outra. Nela incluem-se elementos tanto abstratos – valores, atitudes, idéias, personalidade –, como materiais – livros, computadores, produtos.

Um estudo de Kaale (1993) mostrou como a compreensão cultural pode melhorar a eficácia da venda pessoal e acabou descobrindo que ela é útil em programas de educação em administração. A cultura tem um impactoprofundo na maneira como os consumidores se percebem, nos produtos que compram e usam, nos processos de compra e nas organizações das quais compram. Existe atualmente um mercado potencial para diversas culturas existentes como as japonesas, americanas, asiáticas. Profissionais de marketing devem estar atentos aos padrões e potencialidade de consumo destes grupos.

Se os profissionais de marketingbuscam uma perspectiva mais macrocultural para atuar, o texto de Hofstede (1984) cita as dimensões comuns em um ambiente internacional – cross-country: individualismo versus coletivismo; evitação de incerteza; distância do poder; e masculinidade-feminilidade.

Influências étnicas

São as culturas Negras ou Afro-Americana, Asiático-Americana, Hispânica ou Latina e Franco-Canadense e por fimas Sociedades Multinacionais que envolvem a cultura nativa americana, grupos de outras nacionalidades, étnicos religiosos.

Etnia é um processo que pode ser definido objetivamente com base nas características sócio-culturais, ou, subjetivamente, com base na identificação que uma pessoa faz de si e de outros. A etnografia de grupos de consumidores busca mapear as motivações de compra a partirda tríade indivíduos-grupos de referência-produtos (Jaime Jr., 2001).

Engel, Blackwell & Miniard (2000) cita que os padrões étnicos são as normas e valores de grupos específicos ou microculturas. Assim, a Etnia consiste em um processo de identificação de grupo pelo qual as pessoas usam rótulos étnicos para definir a si mesmas e a outros.

Influência social e status

Classes sociais são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudos
  • Estudos
  • Estudo
  • Estudo
  • estudos
  • Estudos
  • estudos
  • estudo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!