Estudo: sobre o jazz sua história, inflência e bibliográfico de louiz armstrong, daniel

Páginas: 11 (2606 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE

RIBEIRÃO PRETO

DEPARTAMENTO DE MÚSICA

EBER BITTENCOURT

ESTUDO:

SOBRE O JAZZ – SUA HISTÓRIA, INFLUÊNCIA –

E BIBLIOGRÁFICO DE LOUIS ARMSTRONG, DANIEL

RIBEIRÃO PRETO

2011

EBER BITTENCOURT

ESTUDO:

SOBRE O JAZZ – SUA HISTÓRIA, INFLUÊNCIA –

E BIBLIGRÁFICO DE LOUIS ARMSTRONG, DANIELTrabalho apresentado na graduação da Universidade de São Paulo, Departamento de Música, para obtenção da média parcial da disciplina História da Música VI.

Orientação: Prof. Dr. Regis Rossi Alves Faria

RIBEIRÃO PRETO

2011

INTRODUÇÃO

A revista Veja, do dia 14 de Setembro de 2011, edição 2234 – ano 44 – nº 37 recomenda em suaseção Artes & Espetáculos adquirir o novo disco PLAY THE BLUES: LIVE FROM JAZZ AT LINCOLN CENTER, de Winton Marsalis & Eric Clapton (Warner). É tão importante a contribuição destes artistas que a revista enfatiza “que poucos ... fizeram tanto pelo jazz e pelo blues...” como o trompetista Marsalis e o guitarrista Clapton. A orquestra que os acompanha tem como diretor artístico o próprio Marsalisque adotou para o show uma formação semelhante “à dos grupos de jazz do início do século passado” e por serem ambos tradicionalistas o “repertório é quase todo calcado em canções antigas, como Forry-Four, de Howlin’ Wolf, e Joe Turne’s Blues, de W.C. Handy e Walter Hirsch”.
Jazz um gênero de música que teve o seu início no final do séc. XIX e que continua atraindo e apaixonando milhares e oumilhões de pessoas ao redor do globo terrestre. Veremos neste texto um resumo de sua história e que também discorrerá sobre o compositor e cantor Louis Armstrong procurando perceber qual sua relevância para o desenvolvimento do jazz.

SUA HISTÓRIA

O jazz nasce nos E.U.A. como resultado do choque entre duas culturas: a africana e e européia. Os elementos africanos são canções melismáticas, deamor, de guerra, de trabalhos, etc... e nos ritmos e timbre próprios ignorando o conceito europeu de melodia pois estavam familiarizados com a escala penta-tônica. Os negros americanos entram em contado com a música coral religiosa protestante assimilando a seu modo. Devido ao ouvido penta-tonico deformam as melodias dando-lhes outro caráter tonal, com acompanhamento de palmas, pandeiros, etc...nasce o chamado negro-espiritual. Com a dificuldade de adaptar-se ao idioma inglês não só para falar, mas também para cantar gerando daí um modo sincopado de execução. Esta mistura dá origem ao estilo folk e mais tarde por volta de 1861 em diante aparece o blues, forma cantada e perdura até hoje. Ao término da Guerra de Secessão a música dos negros, até então vocal, abolida a escravatura adquireminstrumentos e formam suas primeiras orquestras e tentam imitar a música que ouviam na casa de seus amos: polcas, valsas, marchas. (DMM). Surge o estilo musical instrumental: o ragtime que é tido o precursor do jazz.
Em 1899, um pianista de formação clássica jovens de Missouri chamado Scott Joplin publicou o primeiro album de composições Ragtime.
O estilo New Orleans, ou “JazzClássico” teve sua origem com os pequenos grupos de instrumentistas que tocavam em festas e bailes no final de 1800 e início de 1900, caracterizando-se pela improvisação sobre a melodia, combinados com o ritmo sincopado do ragtime “adaptados às melodias populares, hinos, marchas, canções de trabalho e do Blues”. (DMM). Na década de 1920 Louis Armstrong grava sei primeiro álbum. Com ele aparece o estiloHot Jazz que foi caracterizado pela improvisação coletiva, ao redor de estrutura melódica onde se procurava levar a emoção. Mantinha-se o ritmo, muitas vezes uma marcha, que sustentava a improvisação acalorada dos musicistas. Nesta mesma década surge o jazz Chicago Style caracterizado pela harmonia, arranjos originais e alta habilidade técnica dos músicos: Benny Goodman, Bud Freeman and Eddie...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo bibliográfico sobre o mrp
  • ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O MODELO GECON
  • TCC Estudo bibliografico sobre as ILPI
  • Estudo Bibliográfico sobre Educação a Distancia
  • Louis Daniel Armstrong
  • relatorio de estudo sobre historia
  • Um estudo bibliográfico sobre os aspectos socioculturais e suas implicações na musicoterapia
  • História do Jazz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!