ESTUDO SOBRE O EGOCENTRISMO/CONSERVAÇÃO DE MASSA

Páginas: 7 (1559 palavras) Publicado: 19 de julho de 2014
Patricia Caetano de Souza – Psicologia da Educação


ESTUDO SOBRE O EGOCENTRISMO/CONSERVAÇÃO DE MASSA
1- Introdução
A Epistemologia Genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida. O desenvolvimento é observado pela sobreposição do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação, ou seja, o ser humano assimila os dadosque obtém do exterior, mas uma vez que já tem uma estrutura mental que não está “vazia”, precisa adaptar esses dados à estrutura mental já existente. O processo de modificação de si próprio é chamado de acomodação (Abreu et al, 2010).
Durante os anos escolares, as crianças apresentam um refinamento da habilidade motora, crescimento físico e amadurecimento motor e desenvolvimento amplo docérebro. As crianças de 03 a 06 anos estão no chamado período pré-operacional que se caracteriza por apresentar algumas limitações cognitivas, tais como: centração, irreversibilidade, foco em estados e não nas transformações, raciocínio transdutivo, egocentrismo, animismo, dificuldade em distinguir aparência e realidade (Carmo, 2011).
As crianças dos 06 aos 12 anos, encontram-se no período operacionalconcreto, neste momento, as habilidades cognitivas evoluem muito apresentando características como: pensamento espacial, causa e efeito, classificação, seriação e inferência transitiva, raciocínio indutivo e dedutivo, conservação e reversibilidade, número e matemática (Carmo, 2011).
É importante salientarmos que as crianças apresentam variabilidade na manifestação destas habilidades, sendo quemuitas vezes, podem estar em uma fase intermediária entre dois períodos. O desenvolvimento que uma criança manifesta, está também relacionado ao ambiente familiar, escolar, social, ou seja, o quanto essa criança é estimulada pelas interações que acontecem com ela.
Conforme o exposto, este trabalho mostra o quanto a observação pode ajudar docentes, pais e cuidadores, a auxiliarem as crianças em seudesenvolvimento cognitivo, afastando estigmatizações e comparações entre crianças de mesma idade e estágios piagetianos não idênticos.

2- Método
2.1- Participantes: foram avaliadas duas crianças, representadas abaixo pelas iniciais de seus nomes.
- Primeira criança: avaliada no dia 14/11/2013:
A. L. C. H.: 9 anos e 11 meses, sexo feminino, estuda no quarto ano do ensino fundamental I, emcolégio particular. Aceitou participar da atividade de forma tranqüila e respeitou as regras.
- Segunda criança: avaliada no dia 15/11/2013:
S. A. G.: 4 anos e 3 meses, sexo feminino, estuda no maternal, em colégio particular. Também aceitou as regras e participou com atenção.

2.2- Ambiente e materiais: a atividade foi realizada na minha casa, em horário oposto ao escolar, e as crianças foramtrazidas pela mãe com autorização prévia da mesma. O material utilizado foi brinquedos trazidos pela criança e massa de modelar.

2.3- Procedimento de coleta de dados: os brinquedos foram posicionados na mesa conforme o roteiro disponibilizado pelo ambiente virtual da UFSCAR, seguido das perguntas relacionadas à atividade. As crianças participaram uma única vez, e os resultados foram anotados edisponibilizados no item 3 (resultados). As crianças foram fotografadas durante a atividade.

2.4- Procedimento de análise dos dados: as respostas foram anotadas e quando a criança teve dúvida, a questão foi feita novamente.

As imagens abaixo, indicam a participação das crianças no desenvolvimento do estudo:

Imagem 1: Criança 1: A. L. C. H.: estudo sobre a conservação de massa de PiagetImagem 2: Criança 1: avaliação do egocentrismo


Imagem 3: Criança 2: S. A. G., durante o experimento de conservação de massa


Imagem 4: Criança 2: durante o experimento do egocentrismo

3- Resultados:
Criança 1: 09 anos e 11 meses
Conservação de massa:
A criança fez duas bolinhas de mesmo tamanho e perguntei:
“As bolinhas são iguais ?, são de mesmo tamanho ?”
Criança: “sim”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório sobre conservação da massa
  • ESTUDO DA CHAMA; IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS; CONSERVAÇÃO DE MASSA
  • Conservação das massas
  • Conservação de Massas
  • Exp. 3: estudo da chama; identificação de elementos; conservação da massa
  • Conservaçao, massa, combustao
  • Relatorio conservação da massa
  • Lei da conservação das massas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!