Estudo sobre a programação semafórica no cruzamento da Avenida Parigot de Souza com a Rua Santos Dumont, Toledo - Pr

980 palavras 4 páginas
Estudo sobre a programação semafórica no cruzamento da Avenida Parigot de Souza com a Rua Santos Dumont,
Toledo - Pr

Resumo.
Abstract.

1. INTRODUÇÃO
A necessidade do Homem em se fazer transportar levou a que, desde há muito, exista uma preocupação em desenvolver diferentes soluções de mobilidade. Nos últimos séculos várias alternativas foram sendo desenvolvidas. No entanto, uma houve que nos últimos 100 anos, por diversas razões, se popularizaram e se expandiu de uma forma imensurável: o automóvel (FAIAS, 2006).
A programação semafórica é um subsistema da sinalização viária que tem a finalidade de transmitir diferentes mensagens aos usuários da via pública, regulamentando o direito de passagem ou advertindo sobre situações especiais nas vias (DENATRAN, 2011). Em razão das constantes alterações no tráfego urbano, muitas vezes faz-se necessário à reprogramação dos dispositivos semafóricos. Isso dependerá do crescimento da cidade, dos horários de pico e da criação de novos polos geradores de tráfego, que exigem revisões periódicas na temporização e nos modos de funcionamento dos semáforos (TEIXEIRA, 2009). Neste sentido, o objetivo do presente trabalho é realizar a reprogramação semafórica de uma interseção central do município de Toledo, de grande importância na mobilidade urbana local.

2. METODOLOGIA

O objeto de estudo deste trabalho foi a interseção formada pela Avenida Parigot de Souza com a Rua Santos Dumont. A importância desse cruzamento dá-se acessibilidade ao comércio central, ao lago municipal, ao terminal rodoviário e aos polos universitários.
Inicialmente foram realizadas contagens volumétricas de veículos nos horários de pico, a cada 15 minutos e considerando o tipo de veículo (automóveis, moto, caminhão e ônibus). Os horários de pico foram definidos pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e sendo eles das 07:00 às 09:00 horas, das 11:30 às 13:30 horas e das 17:00 às 19:00 horas. Para cada um desses períodos desenvolveu-se

Relacionados