Estudo sobre a enzima pectinase: obtenção, purificação e aplicações

Páginas: 15 (3728 palavras) Publicado: 14 de julho de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
CURSO CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
DISCIPLINA: ENZIMOLOGIA E TÉCNICAS DAS FERMENTAÇÕES
DOCENTE: SANDRA ASSIS

LARISSA RAMALHO

Estudo da enzima Pectinase

Feira de Santana
2012
Larissa Ramalho

Estudo da enzima Pectinase

Atividade apresentada ao Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana, Curso deCiências Farmacêuticas, como forma de avaliação da I Unidade da disciplina Enzimologia e Técnicas das Fermentações, sob orientação da Profª. Sandra Assis.

Feira de Santana
2012

1. INTRODUÇÃO
Sabe-se que a manutenção da vida celular depende da ocorrência de uma série de reações químicas que devem atender às necessidades metabólicas e funcionais do organismo vivo. Para tanto, faz-seindispensável a presença de enzimas dirigindo tais reações, uma vez que estas desempenham um papel de relevância inestimável nos processos bioquímicos, catalisando reações específicas sem serem consumidas e promovendo uma redução da energia de ativação necessária para transformar substratos em produtos (TORALES, 2011). Assim, as enzimas possuem imensa importância na vida dos serem vivos, de modo que aausência total ou a deficiência de uma ou mais enzimas pode gerar enfermidades e situações orgânicas anormais.
Por sua eficiência como catalisadores bioquímicos, as enzimas vêm se constituindo como ferramentas importantes não apenas na área Médica, mas também na Agricultura, nas Indústrias de Alimentos, Química, Farmacêutica, entre outras (LEHNINGER, 2006). Logo, a demanda pelas enzimas também aumentao interesse em estudos que possam melhorar a estabilidade, atividade e especificidade das mesmas.
De acordo com o estudo “World Enzymes (Industry Study with Forecasts for 2013 & 2018)”, elaborado pela Freedonia Group Incorporated, a indústria mundial de enzimas obteve um faturamento total de US$ 5,1 bilhões em 2008, com estimativas de que este valor chegue aos US$ 7 bilhões em 2013(FREEDONIA, 2009). Dentro deste mercado, as hidrolases se apresentam em constante crescimento, principalmente no segmento alimentício, devido à procura de novas aplicações na área de laticínios e panificação (SÁ-PEREIRA et al, 200-).
As hidrolases são um grupo de enzimas que hidrolisam um número muito grande de ésteres e tio-ésteres (TORALES, 2011). Dentro desta classe encontram-se as enzimaspectinolíticas, frequentemente chamadas de pectinases, as quais correspondem a um grupo heterogêneo de enzimas que catalisam a degradação das substâncias pécticas nos vegetais, hidrolisando ligações glicosídicas ao longo da cadeia carbônica (UENOJO, PASTORE, 2007; JAYANI et al, 2005).

1.2 Substâncias pécticas – o substrato

As substâncias pécticas são macromoléculas glicosídicas (polissacarídeos),ácidas, negativamente carregadas e de alto peso molecular (figura 02). Conforme ilustra a figura 03, tais substâncias formam o maior componente da lamela média das paredes primárias de células vegetais superiores, atuando como uma espécie de adesivo unindo as camadas extracelulares das paredes adjacentes de células jovens (JAYANI et al, 2005; PEDROLLI et al, 2009). Deste modo, tais substâncias são, emgrande parte, responsáveis pela integridade estrutural e coesão dos tecidos vegetais.

Figura 02. Estrutura geral das pectinas (adaptado de JANAYA et al, 2005)

Figura 03. Estrutura da parede celular das plantas (IPPA, 2001)

Devido à presença de grupos polares e possuir caráter hidrofílico, a pectina constitui-se em um colóide por excelência, apresentando a propriedade de envolver grandequantidade de água, produzindo uma solução viscosa. Por isso, a indústria alimentícia possui grande interesse sobre as pectinas, devido seu alto valor como alimento funcional, sendo também extensamente utilizada como um agente geleificador e estabilizante, texturizante e emulsificante (MALLER, 2008; BOWERS, 1992 apud COELHO, 2008). Ainda na indústria alimentícia, a pectina também tem sido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo sobre enzimas
  • Aplicações da bioquímica na obtenção de enzimas industriais na produção de alimentos
  • Obtenção de Pectinase
  • Aplicações de enzimas
  • OBTENÇÃO E PURIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS
  • Equaçoes diferenciais ordinarias
  • OBTENÇÃO E PURIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS
  • Obtenção e Purificação de substâncias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!