estudo sobre teorias administrativas: comparação de aspectos teóricos e práticos da empresa Flakô

3014 palavras 13 páginas
ESTUDO SOBRE TEORIAS ADMINISTRATIVAS: COMPARACAO DE ASPECTOS TEORICOS E PRATICOS DENTRO DA EMPRESA FLASKÔ
Ângelo Mendonça Rabaioli* E-mail: a.m.rabaioli@hotmail.com
Bruno Prodóssimo* E-mail: brunow.p@live.com
Fábio Ricardo* E-mail: fricardof@hotmail.com
Vanessa Goulart* E-mail: vgoulartr@gmail.com
*Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Resumo: Para aprimorar o desempenho de uma organização, seja ela uma indústria ou uma empresa, muitos administradores valem-se dos recursos ofertados pelas teorias administrativas. A partir de 1903 ocorreu o início de uma sequência de teorias, as quais esclareceram dúvidas administrativas e ajudaram muitas empresas a se erguer. Para uma melhor visualização de como tais teorias funcionam e quais as suas consequências práticas, desenvolveu-se este trabalho para servir de ferramenta de estudo. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica de foco administrativo teórico e prático em sua elaboração. Sabendo-se que para cada teoria administrativa pode-se obter mais de uma resposta, dependendo da organização que a aplica. Tendo a empresa Flaskô, ocupada por seus funcionários após estar à beira da falência, como objeto de estudo dessa pesquisa, desenvolve-se uma discussão interna sobre as teorias administrativas as consequências destas dentro das organizações.
Palavras chave: teorias de administração, empresa Flaskô, prática organizacional.

1 INTRODUÇÃO
As teorias administrativas possuem um conhecimento tão rico que, mesmo algumas datando início do século passado, até hoje ainda são utilizadas como base para estudos. Isto decorre da grande capacidade que os profissionais da área tinham para desenvolver impactos notáveis nas organizações e a maneira como isso foi documentado permite um estudo metódico da teoria e também exemplos empíricos para comprovar ou desconstruir várias das ideias.

A experiência prática continua sendo uma importante fonte de conhecimento sobre como administrar. Muitas contribuições teóricas continuam a ser

Relacionados