Estudo Sobre Rotatividade De Pessoal Nas Empresas

Páginas: 25 (6186 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014
Estudo Sobre Rotatividade De Pessoal Nas Empresas


Carlos Otavio Silva Machado
Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul – FADERGS
MBA em Gestão Empresarial – turma II
11/01/2014

Resumo:
Este artigo dedica-se a analisar um dos maiores desafios da Administração de Recursos Humanos, a rotatividade nas empresas, através da metodologia de revisão bibliográfica. Iniciando pelaexplanação sobre o papel da Administração de Recursos Humanos (ARH) nas empresas, passando pelo comportamento organizacional e seus desdobramentos como atitudes e satisfação no trabalho, motivação e liderança chega-se a base para o assunto em questão, onde a Rotatividade de pessoal é conceituada e suas causas apresentadas, posteriormente, trata-se sobre métodos de cálculo de índice de rotatividade depessoal, e, finalizamos a revisão bibliográfica com as consequências da rotatividade de pessoal nas empresas. Este trabalho busca identificar os motivos que fazem os colaboradores pedirem desligamento da empresa, a fim de dar subsídios para a tomada de decisões na organização, não só nos aspectos financeiros, mas também nos processos para preservar seu capital humano, seu ambiente de trabalho,bem como a imagem da empresa junto aos seus colaboradores e clientes.

Palavras chave: ARH; Comportamento Organizacional; Rotatividade.


1 INTRODUÇÃO

Para Chiavenato (2010, p. 254) Administração de Recursos Humanos (ARH) não é um fim em si, mas um meio de alcançar a eficácia e a eficiência das organizações por meio das pessoas, permitindo condições favoráveis para que estas alcancem seusobjetivos pessoais.
A Administração de Recursos Humanos (ARH) é suporte para a empresa definir quais rumos vai tomar em relação ao gerenciamento de seu capital humano. Chiavenato (2010, p. 255) define a ARH como:
[...] contingencial, ou seja, depende do contexto situacional de cada organização: do seu ambiente externo, da cultura e mentalidade preponderante, do estilo de gestão adotado, dafilosofia administrativa preponderante, da concepção a respeito das pessoas que existe na organização e, sobretudo, da qualidade e quantidade dos recursos humanos disponíveis.

A ARH procura auxiliar o administrador na execução de todas as rotinas relacionadas á administração de pessoal vez que, sozinho, este administrador teria dificuldades em alcançar seus objetivos. Então a formação de equipes sefaz necessária, pois através da união dos esforços das pessoas, voltados para o mesmo objetivo é que as metas tendem a ser alcançadas.
Atingir metas implica administrar adequadamente o grupo de trabalho para que cada um saiba exatamente qual o seu papel no processo, assim, Segundo Chiavenato (1999, p.19):
“Administrar pessoas significa lidar com pessoas que participam de organizações. Mais doque isto, significa administrar com as pessoas. Fazer de cada pessoa um verdadeiro administrador de suas tarefas dentro da organização, em qualquer nível em que esteja situada ou em qualquer atividade que deva executar.”

De acordo com o que diz Camargo (2010, p. 2) “A administração de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, manter edesenvolver os talentos humanos”, tal potencial humano, base sólida para qualquer empresa, se bem administrado, fará com que a união das forças das pessoas seja mais produtiva para que clientes, fornecedores e empregados sejam favorecidos, conforme afirma Chiavenato (2004).
Complementando a afirmação de Camargo, Lima et al (2003) acredita que atrair talentos não é uma tarefa automática e simples,mas sim uma tarefa que deve ser encarada com um grande negócio que será fechado, pois o sucesso da organização depende das pessoas que fazem parte dela. Ainda segundo o autor, não existe uma fórmula exata e definida de como atrair bons talentos para a empresa, mas é relevante avaliar não só as competências, mas também a personalidade e os valores dos candidatos para saber se estes são de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A rotatividade de pessoal em uma micro empresa
  • Rotatividade de Pessoal: Um estudo de caso
  • Como as empresas encaram a alta rotatividade de pessoal
  • estudo sobre empresa familiar
  • estudo sobre informatização na empresa
  • Estudo sobre a empresa conpasul
  • Estudo sobre a empresa Jequiti
  • Estudo sobre empresa publica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!