Estudo retrospectivo de condenações de fígados, rins e pulmões em bovinos num matadouro sob inspeção estadual no estado da bahia durante o ano de 2010.

2864 palavras 12 páginas
1. Introdução

O presente trabalho tem em vista, o estudo de raças suínas Yorkshire, Hampshire, Wessex e raças nacionais landim, porco de pemba e porco de Angónia, com os objectivos de conhecer as raças de suínos em estudo e as exploradas em Moçambique e no mundo, devendo para tal, descrever as raças suinas de exploraçao em Moçambique e no mundo, conhecer as caracteristicas fisicas, zootecnicas destas raças.

Para a fundamentação teórica, foram utilizadas informações disponíveis nas redes com informação técnica relativa a suinocultura assim como, os dados disponíveis nas entidades de pesquisa e extensão em formato electrónico

Para possibilitar um melhor entendimento do assunto, estas raças serão descritas com forme as suas características morfológicas, zootécnicas, desempenho produtivo e reprodutivo e algumas ilustrações de imagens relativas as raças.

Moçambique é um Pais que tem a criação suina em pequena escala relativamente a outros paises, não obstante, o registo de actividades desenvolvidas, raças resultantes de cruzamentos a partir das raças nativas, não tem merecido o devido acompanhamento, sendo dificil de se ter a informação disponivel para os utentes, porem, a necessidade de estudar e registar e posteriormente publicação destas informações é crucial para o desenvolvimento desta actividade.

1. OBJECTIVOS

Objective geral:

• Conhecer as raças de suinos (Yorkshire, Hanpshire, Wessex, Landin, porco de Pembae porco de Angonia) exploradas em Moçambique e no mundo.

Objectives especificos

• Descrever as raças sunas de exploraçao em Moçambique e no mundo; • Conhecer as caracteristicas fisicas, zootecnicas das raças suinas.

2. RAÇAS DE SUINOS

2.1. Raça Yorkshire

2.1.1. Origem ou Historico

É uma raça Descendente de uma antiga raça de porcos grandes, pernudos e ossudos do Norte da Inglaterra. No seu melhoramento houve

Relacionados