Estudo reflexivo sobre o ensino da gramática normativa

Páginas: 34 (8315 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014

INTRODUÇÃO

Um estudo reflexivo sobre o ensino da gramática é imprescindível porque remete o aluno à pesquisa, à discusão e ao debate. Atividades que desenvolvem o senso crítico e o hábito do raciocínio.

O ensino de normas gramaticais é imprescindível para a formação de usuários que domine o mecanismo de funcionamento das regras da língua materna, e assim o aluno conhecerá como nossalíngua está sistematizada.

A prática de um estudo sob a ótica reflexiva promove os quesitos para um ensino-aprendizagem significativo. O docente que adotar a reflexão como base, ao ministrar suas aulas, ampliará a capacidade de seus alunos em empregar os recursos da língua, compreendendo, assim, suas regras de uso na prática. Dessa maneira, a gramática ultrapassará os limites dos livros e da salade aula.

A gramática por ser objeto de estudo nas escolas, necessita de aulas que explicitem seus conceitos e difereciem suas variedades de acepções. Por gramática, entende-se que é um conjunto de regras que toda língua possui. Quanto as acepções, citar-se-á três, quais sejam; gramática normativa (norma-padrão), gramática descritiva (exposição dos fatos da língua) e gramática internalizada(conhecimento intuitivo das regras da língua).

Para se ter um conhecimento disso, é preciso que antes ou até mesmo durante as lições propostos em livros didáticos, é importante o professor passar conceitos iniciais aos seus alunos, de modo que eles possam situar-se no objeto de estudo, que no caso é a gramática normativa.

O estudo nas escolas, com enfoque na gramática normativa não tem porobjetivo excluir os demais tipos de gramática. Muito pelo contrário, uma vez que, para elaborar uma sentença com recursos da norma-padrão, o aluno tem de possuir intuitivamente regras da língua, isto é, conhecimentos da gramática internalizada. Portanto, nota-se que as diferentes acepções de gramática correlacionam-se.

Como gramática é conjunto de regras, toda língua as possui, conforme suasparticularidades. Para que seja elaborada uma frase, uma sentença ou um texto, por exemplo, de maneira compreensível e inteligível, é necessário dominar as regras da língua. Por isso, é intrínseco pesquisar e analisar a gramática da língua de modo que seu estudo torne-se concernente à realidade cotidiana dos discentes.

O que se observa em sala de aula, é que o aluno ao se deparar com a gramáticanormativa, tem a imprensão de que não sabe dominar a língua portuguesa. Cabe a escola, num primeiro momento, apresentar princípios teóricos sobre o que é gramática a fim de desfazer alguns equívocos gerados em torno dela, e explicar seus variados tipos.

Faz-se necessário, conceituar a relação que a gramática mantém com a língua. A gramática está inserida na língua portuguesa, mas não a representa notodo. Muitos pensam que gramática normativa e Língua Portuguesa se equivalem, mas cabe à escola desfazer esse conceito. A gramática normativa é um componente, uma descrição parcial da língua, portanto, é submetida a ela. Ao passo que a língua é um organismo vivo que modifica-se no tempo e é composta por vários elementos, como: vocabulários, textos (orais e escritos) e gramática.

Também épreciso diferenciar o objeto de estudo de regras gramaticais e nomenclaturas. Como já mencionado, toda língua possui regras. E, são estas regras que regem o que pode e o que não pode ocorrer em uma língua. Já a nomenclatura, apenas nomeia classes de palavras, portanto, o aluno confunde-se também com essas duas questões porque, quando ele reconhece um substantivo ou um verbo, por exemplo, ele tem aimpressão de que se está analisando as regras da norma-padrão, mas está apenas nomeando seus termos.

Adotar uma prática pedagógica com base na prática textual, propaga um ensino efetivo. Trabalhar a leitura e a escrita é imprescindível no que diz respeito a trabalhar a gramática em sala de aula. É por meio dessa prática, que o estudo da norma-padrão encontra todo um sentido subjacente à língua....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Ensino da gramatica Normativa: Destinado a Desaparecer?
  • O Papel da Gramática Normativa no Ensino da Língua Portuguesa
  • AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO COM A GRAMÁTICA NORMATIVA
  • O Estudo da Gramática Normativa por meio da Poesia Concreta
  • Gramática normativa
  • gramatica normativa
  • Gramatica normativa
  • Estudo sobre modificações no ensino de engenharia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!