Estudo Prova Maybok 4 Bimestre

1924 palavras 8 páginas
Economia Colonial ­ 1770 ­ 1808 Introdução
A primeira metade do século XVIII foi um período sombrio para a agricultura brasileira, mas a sua situação melhorou e se tornou favorável após o ano de 1770.
Após a queda da mineração, no século XVIII, a agricultura da colônia de Portugal, o Brasil voltou a exercer novamente uma posição de destaque na economia brasileira, ocasionada pelo fluxo da população que passou a ter um grande interesse pelas atividades que estavam relacionadas com o cultivo da terra e estendendo mercados para seus produtos tropicais produzidos ou colhidos.
Entre os elementos que proporcionaram essa reanimação do setor agrícola está o desenvolvimento considerável da população européia no correr do século que estamos analisando, causando um incremento das atividades econômicas e relações comerciais em todo o mundo convergindo para a formação do embrião da era da revolução industrial. Os mercados internos se alargaram e seus produtos se valorizaram.
Todos os conflitos europeus que foram deflagrados desde a guerra de sucessão da Espanha, inclusive as guerras napoleônicas tiveram como justificativas, em última instância, os problemas dos mercados coloniais.
No final do século XVIII Lisboa se tornou o grande império do comércio colonial, e sua colônia americana, não seriam menos avantajados devido a sua posição privilegiada que ocupava no litoral, que era um local favorável às grandes rotas marítimas. Declínio do Ciclo da Mineração
Quando se esgotaram as reservas auríferas, o Brasil precisava de manufaturas para manter ascendente a economia e contou com um cenário internacional favorável ao comércio de seus produtos do Norte. As Companhias de Comércio
A Companhia do Grão­Pará e Maranhão (1755­1778) cumpriu as finalidade par as quais

Relacionados