Estudo preliminar para loja de ruoupas feminina

8430 palavras 34 páginas
PROJETO LOJA DE ROUPAS FEMININAS
I. ASPECTOS GERAIS
1. RISCOS DA MODA
2. TENDÊNCIAS DO MERCADO
3. MERCADO INTERNO
4. INFLÊNCIA DA MÍDIA NO CONDUMO DE MODA
5. MARKETING E MODA
6. PROFISSIONAIS DE MODA

II. ATIVIDADE ECONÔMICA
1. LÓGICA DO NEGÓCIO
2.

I. ASPECTOS GERAIS

1. RISCOS DA MODA
Que risco existe nas operações de moda?
Qualquer negócio em qualquer setor tem risco. Isso leva a seguinte regra do mundo dos negócios: para altos riscos, altos retornos ou recompensas financeiras; para baixos riscos, baixos retornos são obtidos. A moda pode ter simplificadamente, três tipos de riscos:

• Risco Operacional – é o mesmo que existe em qualquer empresa que opera em qualquer setor de mercado: inadimplência do cliente; estrutura financeira administrativa; atrasos de entrega do fornecedor.
• Risco Estratégico: públicos-alvo mal definidos ou de pouco potencial de consumo; caso de distribuição inadequados à proposta da marca; marca mal posicionada no mercado (oferece benefícios que o consumidor não valoriza ou que um dia deu valor, mas hoje mudou de idéia ou marca, insiste na velha toada, etc). Esse tipo de risco, o estratégico, costuma ser reduzido na contratação de especialista em marketing e posicionamento.
• E há o risco próprio da moda: o de renovação permanente do produto. Hoje, em vários Setores do mercado, fala-se muito em criar novos produtos, inovar, como forma de manter os consumidores comprando a marca e pagando bem por isso. Na moda isso não é novidade, sempre foi atônica em cada estação e é preciso repensar e desenvolver uma grande parte da linha de produto, que chamamos de nova coleção. Quanto da coleção irá agradar o consumidor é, para a empresa e marca, sempre uma incógnita. O fabricante de aparelhos de TV pode projetar as vendas de um modelo para o ano inteiro ou para vários anos, o de moda não. Ele precisa fazer uma coleção com a maioria de produtos totalmente novos. Não há um histórico de vendas do produto que oriente que

Relacionados