estudo ndirigido

2318 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA – UEPB
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: Estágio supervisionado do Serviço Social I
PROFESSORA: Débora Suelle de Miranda Lima
ALUNO: Edvaldo Januário da Silva
TURNO : Noturno

ESTUDO DIRIGIDO

1)- Como se caracterizam as exigências decorrentes da flexibilidade do trabalho pela expansão do Modo de Produção Capitalista, quais as mudanças sentidas pelos trabalhadores e quais as implicações em escala mundial?

R. Na atualidade, o processo de formação é marcado por transformações societárias próprias do reordenamento da acumulação capitalista, sob a influencia do Neoliberalismo. Neste sentido, o mundo do trabalho se (re)coloca, adequando critério de seleção e inserção do trabalhador no mercado àquela lógica, trazendo exigências que visem acumular flexível e estabelecer um outro perfil de trabalhador. Uma serie de exigências foi introduzida no mundo do trabalho decorrentes da flexibilidade dos processos de trabalho que se caracteriza pelo surgimento de novos setores da produção, maneiras de fornecimento de serviços financeiros, novos mercados e altas taxas intensificadoras de inovação comercial, tecnologia e organizacional.
Essa realidade leva a uma reflexão sobre as mazelas decorrentes do desenvolvimento e expansão do mundo de produção capitalista que, em escala mundial, tem levado à precarização do trabalho e a dependência econômica dos países de terceiro mundo, determinado e ocultando que tal desenvolvimento é decorrente da exploração da força de trabalho, da concentração da terra, do avanço e migração dos trabalhadores da área rural para as áreas urbanas, num movimento campo-cidade, cujo resultado logo se apresenta nas manifestações da questão social.

2)-Segundo Behring (2003) o que aconteceu nos governos Collore FHC não foi uma reforma de Estado, mas uma contrarreforma que implicou um profundo retrocesso social. O que este processo

Relacionados