Estudo morfofisiológico comparado de duas leguminosas: Mimosa pudica e Acácia dealbata.

1310 palavras 6 páginas
Estudo morfofisiológico comparado de duas leguminosas: Mimosa pudica e Acácia dealbata.

O estudo de leguminosas na região amazônica voltado para atividades práticas no ensino de ciências é de grande valia para despertar o interesse no estudo de botânica. É importante divulgar resultados de pesquisas que abordam curiosidades cotidianas do aluno. Esse trabalho tem como objetivo de descrever o comportamento fisiológico quanto ao mecanismo de abertura e fechamento dos órgãos vegetais de duas espécies de leguminosas e difundir essa pesquisa para os alunos do ensino médio. A pesquisa foi realizada no Campus da UEPA Moju/PA, foram selecionadas as espécies Mimosa pudica e Acácia dealbata. Foi observado que uma espécie apresenta duas características: nictinastia e tigmonástia e outra apresenta apenas nictinastia. Este estudo posteriormente será apresentado aos alunos para a observação e análise e a partir disso, a produção de exsicatas diversificando a metodologia de ensino a ser trabalhado em sala de aula. Considera-se que a produção de projetos de ensino voltados para a pesquisa cientifica é de suma importância para contribuir no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Leguminosas, pesquisa científica, ensino, botânica.

Objetivo geral Estudar o fenômeno fisiológico das espécies Mimosa pudica e Acácia dealbata e difundir esse conhecimento como proposta metodológica para alunos do 3° ano do ensino médio. Objetivos específicos:
Despertar o interesse dos alunos pela pesquisa científica.
Compreender o movimento tigmonástico que ocorre na espécie Mimosa pudica e ausência deste na espécie Acácia dealbata
Produzir exsicatas e analisar as características de cada espécie.
Introdução
As pesquisas sobre leguminosas voltadas para o ensino de botânica no ensino médio é de grande importância para que se possam trabalhar aulas de campo/práticas com o intuito de despertar o interesse pela pesquisa científica

Relacionados