Estudo macroeconima keynes

3138 palavras 13 páginas
1. Quais são os principais pontos, conceitos, variáveis, funções e relações de causa e efeito que explicam o funcionamento da economia segundo a: a) Economia Clássica (C)
Para a Economia Clássica o mercado sempre funciona na função ótima, ou seja, em pleno emprego, onde todos os fatores estão sendo empregados, há uma produção máxima, todos os meios de produção estão sendo plenamente (100%) empregados; nesta situação a economia está em equilíbrio, ou seja, a demanda é igual a oferta. Se a economia passa por uma fase considerada “subotima”, o mercado por si só se auto ajustará. A oferta comanda o movimento do mercado de trabalho; “a oferta cria sua própria demanda”: o ponto inicial parte da oferta. Se um produtor decide produzir tal produto, se o trabalhador aceita o salário real, ele começa a trabalhar e é gerada então a demanda. Ainda, a variável determinante para a Economia Clássica é o salário real, que significa o poder de compra de um salário, por exemplo: $1000 equivalem a 1000 aguas (a $1) ou 500 picolés (a $2). Quanto ao desemprego, ele é voluntário – recusa ou a incapacidade de determinada unidade de mão-de-obra em aceitar uma remuneração equivalente à sua produtividade marginal, ou simplificadamente, a pessoa não está disposta a procurar emprego, já que se ele produrar encontrará – ou ele é friccional – oriundo de uma desproporção temporária dos recursos especializados ou da proporção de recursos não empregados entre um e outro trabalho (quando se está mudando de trabalho), uma situação de atrito e transitória que resolve-se por si só. b) Economia Keynesiana (K)
Para Keynes a economia não funcionava em uma situação ótima e sim em uma situação subótima, consideva então a existência do desemprego involuntário, isto é, uma mão de obra procura emprego e não acha. Isso porque o salário não e tão flexível como propunha a Economia Clássica, ele apresentava uma certa rigidez, já que se considerarmos que esta variável está muito ligada ao piscicológico;

Relacionados