Estudo historico de edificações Escolares

Páginas: 29 (7199 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1  Introdução
Este projeto pretende dialogar com a história das instituições educacionais e investigar os debates e as ações que desencadearam as políticas de construção dos edifícios destinados às escolas. Como ponto de partida, serão privilegiadas as concepções oriundas de uma gramática espacial destinada à construção de prédios públicos para a educação de Curitiba (1943-1953) e sua relaçãocom os debates sobre as pegadas deixadas pela cultura no ambiente escolar, pode-se dizer, aquilo que a historiografia tem denominado de cultura escolar. O termo cultura escolar seguirá a perspectiva de Antonio Viñao Frago, como sendo o conjunto dos aspectos institucionalizados que caracterizam a escola como organização, e que inclui: “... práticas e condutas, modos de vida, hábitos e ritos, ahistória cotidiana do fazer escola – objetos materiais – função, uso, distribuição no espaço, materialidade física, simbologia, introdução, transformação (...) – e modos de pensar, bem como significados e idéias compartilhadas.” (VIÑAO FRAGO, 1994, p. 68)
Para Augustin Escolano, o espaço escolar não é uma dimensão neutra do ensino, tampouco um simples esquema formal ou estruturas vazias da educação. Aocontrário, afirma Escolano que os espaços operam como uma espécie de discurso que instituiu, em sua materialidade, um sistema de valores, um conjunto de aprendizagens sensoriais e motoras e uma semiologia que recobre símbolos estéticos, culturais e ideológicos (ESCOLANO, 1998, p.26). Os espaços ensinam, permitem a interiorização de comportamentos e de representações sociais. Nessa perspectiva,atua como elemento destacado na construção social e histórica da realidade.
Nessa direção, foi analisado o possível vínculo entre os projetos arquitetônicos e a localização espacial das instituições escolares no planejamento urbano da cidade de Curitiba. Ou seja, como a planificação da cidade contribuiu para atender as determinações pedagógicas, apresentadas pelas autoridades de ensino do períodoanalisado.
O período em destaque – 1943-1953 – significou, no entendimento desta autora, um momento de particular importância na construção do discurso do progresso da cidade. Neste sentido, foi realizado um levantamento dos diversos projetos arquitetônicos implantados, no período, para compreender como estas construções foram planejadas.
Entender a arquitetura escolar como símbolo de uma épocahistórica e reveladora de programas de um período político, é de suma importância para os estudos da História da Educação e da Arquitetura. Assim como, é indispensável a análise dos espaços educacionais diferenciados, que vão desde os seminários eclesiásticos até às arquiteturas mais modernas, traduzindo, também, os valores e a percepção da cultura nos diversos momentos da história.
Uma das fontesmais utilizadas na pesquisa foram os jornais e os periódicos que circularam na época, em Curitiba. Além de favorecer uma melhor compreensão sobre o cotidiano da cidade, auxiliaram na reflexão das concepções de sociedade, quando destacaram em suas manchetes e artigos, as mudanças das cidades. Lembrando as colocações de FARIA FILHO; SOUZA (1998), a importância dos jornais relaciona-se a suaespecificidade como veículo de circulação de idéias e representações acerca da educação e da instrução pública. Nesse sentido, as informações veiculadas na imprensa permitiram uma melhor compreensão da concepção da sociedade da época quanto à escola e ao projeto de urbanização, ou seja, o jornal serviu como expressão das práticas e visões de mundo dos sujeitos e dos projetos pedagógicos, que estavam nopensamento dos contemporâneos áquele período.
As obras que auxiliaram na definição dos pressupostos da análise teórica foram: La naissance de l´architecture scolaire, de Anne-Marie Châtelet; o trabalho de Rosa Fátima de SOUZA (1998); Luciano Mendes de FARIA FILHO (2000); Silvia Ferreira Santos WOLFF (1996); Marcus Levy Albino BENCOSTTA (2001); Antonio VINÃO FRAGO e Augustín ESCOLANO (1998),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo do Vendo em edificações
  • Estudo de Caso Edificacoes
  • estudos escolares
  • Passos para emissão de histórico escolar
  • Histórico das instituições escolares
  • Histórico do Batalhão de Patrulha Escolar
  • Centro histórico escolar
  • Aspectos históricos da inclusão escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!