ESTUDO GEOL GICO GEOT CNICO EM REA DE INSTALA O

2262 palavras 10 páginas
ESTUDO GEOLÓGICO-GEOTÉCNICO DA ÁREA DE INSTALAÇÃO
DE POSTO DE COMBUSTÍVEL EM NOVA SANTA RITA (RS)

INTRODUÇÃO

O presente o levantamento realizados pelos Técnicos de Meio Ambiente Murilo L. Souza e Sandro Mayer no município de Nova Santa Rita entre as 4 estações do ano de 2008 a 2009, esses resultados obtidos com a coleta de dados geológico-geotécnico visaram subsidiar a elaboração do projeto final de implantação do empreendimento.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A forma mais comum de armazenagem de combustíveis (gasolina, óleo diesel e álcool) em postos de abastecimento de veículos é a utilização de tanques subterrâneos (Gibotti Jr., 1999). Com base em dados da Europa e dos EUA, o autor relata que uma parte significativa dos tanques instalados apresenta problemas de corrosão em período de 15 a 20 anos.
O autor citado destaca que, além dos vazamentos associados à corrosão dos tanques, também são freqüentes vazamentos em tubulações devido a instalações mal realizadas ou a peças danificadas.
Gibotti Jr. (1999) a partir de pesquisa bibliográfica, relaciona os seguintes fatores como responsáveis pela deterioração das condições de estanqueidade dos tanques de combustíveis e demais estruturas enterradas:

· presença de solos corrosivos;
· proximidades de sistemas de corrente contínua (p.ex., linhas férreas eletrificadas);
· qualidade do revestimento do tanque, bem como falhas no processo de instalação;
· áreas inundáveis;
· presença de turfas ou materiais sujeitos à combustão espontânea;
· áreas com nível freático próximo à superfície;
· presença de solos colapsíveis;
· solos expansivos e camadas compressíveis.

No Brasil, os tanques de armazenagem subterrânea de combustíveis têm suas especificações técnicas definidas de acordo com a NBR-13.312 (ABNT, 1995), que os classifica quanto a sua capacidade volumétrica e tipos de revestimentos protetores da corrosão.
A instalação de postos na cidade de Nova Santa Rita é regulamentada pelo O CONSELHO NACIONAL DO

Relacionados