Estudo fisico-químico das proteínas

Páginas: 3 (573 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES:

6.1 – Você dispõe num laboratório de dois frascos idênticos, porém, não rotulados. Um deles contém solução de aminoácidos e, o outro, contém uma solução de proteínas.Qual seria o seu procedimento para identificar as duas soluções e rotular os frascos?
Para rotular as duas soluções eu utilizaria o procedimento de reação com o biureto, que é utilizado paraidentificar proteínas já que o sulfato de cobre presente nele reage com ligações peptídicas, então o frasco que apresentasse a cor violeta seria o da solução de proteínas e o que apresentasse a cor azul seria oda solução de aminoácidos.

6.2 – Descrever um método que permita separar a proteína nº 6 de uma mistura que contenha seis proteínas, sabendo-se que: a) as proteínas de nº 1, 3 e 5 precipitam pelosulfato de amônio a 40% de saturação; b) as proteínas de nº 1, 2, 4 e 6 precipitam pelo sulfato de amônio a 75% de saturação; d) os pontos isoelétricos das proteínas 1 e 3 são iguais a 6,5; o daproteína é 7,2; o das proteínas 4 e 6 se igualam a 6,3 e o da proteína 5 é 6,8.
Para separar a proteína 6, adicionamos a mistura sulfato de amônio 40%, dessa maneira, as proteínas 1, 3 e 5 precipitarão.Retiramos o pellet precipitado, sobrando na mistura as proteínas 2, 4 e 6. Então adicionamos a mistura de sulfato de amônio 75%, e já que as proteínas 1,3 e 5 já teriam sido retiradas, somente aproteína 6 precipitará. Teremos então, o sobrenadante com as proteínas 2 e 4, restando apenas a proteína 6.

6.3 – Num extrato biológico existem hormônios proteicos e isomenzimas, que devem ser isolados damaneira mais pura possível para uso posterior. Você dispõe de sulfato de amônio, TCA, etanol, resinas cromatográficas, equipamentos cromatográficos e de eletroforese. Que métodos você poderiautilizar? Explique o seu princípio e como executá-lo. Que métodos não poderiam ser utilizados?
Para que o extrato biológico seja isolado da forma mais pura possível, o TCA não poderia ser utilizado já...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de aplicação do método físico-químico para tratamento de chorume
  • Fisico quimico
  • Físico químico
  • Fisico ou Químico
  • Propriedades físico-químicas de proteínas
  • Propriedades físico-químicas das proteínas
  • Propriedades fisico quimica das proteínas
  • fenomenos fisicos quimicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!