Estudo etnobotânico de plantas medicinais em quintais da comunidade de vila franca, reserva extrativista tapajós – arapiuns, pará.

299 palavras 2 páginas
ESTUDO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS EM QUINTAIS DA COMUNIDADE DE VILA FRANCA, RESERVA EXTRATIVISTA TAPAJÓS – ARAPIUNS, PARÁ.

Tatiane Braga Ferreira1
Maria das Graças Pires Sablayrolles2 braga.tatiane@yahoo.com.br Quintais são espaços localizados próximos às residências, ricos em plantas manejadas pelas populações humanas, destinadas a diferentes fins, especialmente à alimentação e à saúde. O objetivo principal deste estudo foi de realizar um levantamento etnobotânico das plantas medicinais dos quintais da Comunidade de Vila Franca, na Resex Tapajós – Arapiuns (55º - 56º 20’ W e 20o 11’ - 30o 39’ S). Tal levantamento foi realizado através de entrevistas estruturadas e semi-estruturadas com os comunitários, observação direta e inventário das plantas medicinais, independentemente de hábito, em 18 quintais. As plantas foram identificadas pelos métodos usuais. Levantou-se 123 espécies, pertencentes a 53 famílias, sendo Lamiaceae, Euphorbiaceae, Rutaceae, Zingiberaceae, Asteraceae e Piperaceae, as mais representativas. A parte da planta mais utilizada para a preparação dos remédios caseiros é a folha, sob a forma de chá. As plantas medicinais são utilizadas principalmente para tratar doenças do aparelho respiratório, diarréia, dor no estômago, doenças cutâneas, problemas do aparelho circulatório, febre e dor de cabeça. A associação de mais de uma espécie vegetal e/ou a adição de produtos tais como: álcool, mel de abelha, tabaco, gordura animal, é comum no preparo das receitas dos remédios. Os quintais apresentam uma considerável diversidade de plantas medicinais, cujo cultivo é destinado a suprir a demanda da família e a troca e doação entre vizinhos. Os comunitários detêm um grande conhecimento sobre suas plantas medicinais, no entanto, este é diferenciado entre os moradores.

Palavras-Chave: plantas medicinais, quintais, etnobotânica.
Órgão Financiador: Bolsa PIBIC-Interior/ UFPA

______________________
1 Graduanda em Licenciatura Plena em

Relacionados