Estudo etnobotânico de plantas medicinais em quintais da comunidade de vila franca, reserva extrativista tapajós – arapiuns, pará.

Páginas: 2 (299 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
ESTUDO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS EM QUINTAIS DA COMUNIDADE DE VILA FRANCA, RESERVA EXTRATIVISTA TAPAJÓS – ARAPIUNS, PARÁ.


Tatiane Braga Ferreira1
Maria das Graças Pires Sablayrolles2braga.tatiane@yahoo.com.br


Quintais são espaços localizados próximos às residências, ricos em plantas manejadas pelas populações humanas, destinadas a diferentes fins, especialmente à alimentaçãoe à saúde. O objetivo principal deste estudo foi de realizar um levantamento etnobotânico das plantas medicinais dos quintais da Comunidade de Vila Franca, na Resex Tapajós – Arapiuns (55º - 56º 20’W e 20o 11’ - 30o 39’ S). Tal levantamento foi realizado através de entrevistas estruturadas e semi-estruturadas com os comunitários, observação direta e inventário das plantas medicinais,independentemente de hábito, em 18 quintais. As plantas foram identificadas pelos métodos usuais. Levantou-se 123 espécies, pertencentes a 53 famílias, sendo Lamiaceae, Euphorbiaceae, Rutaceae, Zingiberaceae,Asteraceae e Piperaceae, as mais representativas. A parte da planta mais utilizada para a preparação dos remédios caseiros é a folha, sob a forma de chá. As plantas medicinais são utilizadasprincipalmente para tratar doenças do aparelho respiratório, diarréia, dor no estômago, doenças cutâneas, problemas do aparelho circulatório, febre e dor de cabeça. A associação de mais de uma espécie vegetale/ou a adição de produtos tais como: álcool, mel de abelha, tabaco, gordura animal, é comum no preparo das receitas dos remédios. Os quintais apresentam uma considerável diversidade de plantasmedicinais, cujo cultivo é destinado a suprir a demanda da família e a troca e doação entre vizinhos. Os comunitários detêm um grande conhecimento sobre suas plantas medicinais, no entanto, este é diferenciadoentre os moradores.


Palavras-Chave: plantas medicinais, quintais, etnobotânica.
Órgão Financiador: Bolsa PIBIC-Interior/ UFPA

______________________
1 Graduanda em Licenciatura Plena em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Levantamento etnobotânico de plantas medicinais utilizadas na medicina popular da comunidade vila princesa no...
  • Estudo etnobotânico preliminar de plantas de uso medicinal na região de vila inhomirim – magé (rj), brasil
  • Plantas medicinais presentes nos quintais de pontes e lacerda
  • Estudo Etnobotânico do uso de plantas medicinais hipoglicemiantes pelos moradores do bairro Maracanã, São Luís MA-...
  • O uso de plantas medicinais pela comunidade do sitio Jerusalém
  • o uso de plantas medicinais na comunidade rural sitio jerusalém
  • Reservas extrativistas
  • Estudo etnobotanico de plantas antimalaricas no distrito de Mogovolas,Mozambique

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!