ESTUDO ELETROQUÍMICO E ELETROANALÍTICO DO HORMÔNIO DIETILESTILBESTROL (DES) EM SUPERFÍCIE DE CARBONO VÍTREO

2389 palavras 10 páginas
ESTUDO ELETROQUÍMICO E ELETROANALÍTICO DO HORMÔNIO DIETILESTILBESTROL (DES) EM SUPERFÍCIE DE CARBONO VÍTREO

Rafael R. Portela, Adriana N. Correia, Pedro de Lima Neto
Departamento de Química Analítica e Físico Química-UFC, Fortaleza-CE-Brasil

1. INTRODUÇÃO

Os desreguladores endócrinos são uma classe de compostos químicos presentes no meio ambiente que podem interferir no sistema endócrino dos seres humanos e animais afetando a saúde, o crescimento e a reprodução. Segundo a União Européia (EU), os desreguladores endócrinos podem: danificar diretamente um órgão endócrino; alterar a função desse órgão, interagir com um receptor de hormônio, ou, alterar o metabolismo de um hormônio em um órgão endócrino1,2.
Varias são as substâncias que possuem a capacidade de afetar o sistema endócrino, tais como substâncias sintéticas (alquilfenóis, pesticidas, ftalatos, policlorados de bifenilas (PCD), bisfenol A, substâncias farmacêuticas, anabolizantes, entre outras) e substâncias naturais (estrogênios naturais e fitoestrogênios)1.
Dentre estas, os anabolizantes naturais e sintéticos vem requerendo uma particular atenção devida à quantidade de compostos existentes e seu potencial risco a saúde publica. O Dietilestilbestrol (DES)3, 4,4’-(1,2-dietil-1,2,eteno-diil)bisfenol, é um estilbeno e é o anabolizante mais potente por possuir uma atividade estrogênica dez vezes maior que a do estrógeno natural 17-β estradiol, Figura 1.

Figura1: Representação estrutural do dietilestilbestrol (DES).

O DES tem um importante uso medicinal, sendo comumente utilizado no tratamento da síndrome da menopausa e como método contraceptivo feminino3. Outro uso bastante difundido para o DES é como anabolizante na pecuária em diversos países, devido às vantagens econômicas que traz à pecuária de corte. Alguns dos principais países produtores de carne bovina fazem uso de anabolizantes, a fim de aumentar a produção de carne4. Entretanto, o uso do DES e diversos outros anabolizantes

Relacionados