ESTUDO DOS PRECURSORES DA FORMAÇÃO DE CARBAMATO DE ETILA EM CACHAÇA DE ALAMBIQUE: QUANTIFICAÇÃO DO COBRE

8117 palavras 33 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNI-BH)
FELIPE AUGUSTO FERREIRA

Estudo dos precursores da formação de carbamato de etila em cachaça de alambique: quantificação do cobre

Belo Horizonte
2011
Felipe Augusto Ferreira

Estudo dos precursores da formação de carbamato de etila em cachaça de alambique: quantificação do cobre
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Engenharia de Alimentos do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni - BH), para obtenção do título de bacharel em Engenharia de Alimentos.
Orientadora: Prof.(a) Flávia Beatriz Custódio

Belo Horizonte
2011
DEDICATÓRIA

Dedico a meus pais por sempre incentivarem os meus estudos. Aos meus irmãos pelo apoio e pela compreensão. Ao meu amigo Abraão, aos meus amigos do curso pelos bons momentos e aos professores do curso.
AGRADECIMENTOS

Agradeço ao alambique localizado na cidade de Conselheiro Lafaiete pelo fornecimento das amostras de cachaça que foram de fundamental importância para a realização deste trabalho.
Ao laboratório do IMA e da supervisora e mestra Heulla Vieira, pela ajuda e disposição nas analises utilizando a estrutura do IMA , também ao André do IMA pela ajuda e colaboração em algumas dúvidas pertinentes ao assunto.
A minha orientadora Professora Flávia Beatriz pela disposição, dedicação e paciência nos encontros, para a discussão do tema e da ajuda essencial para a realização deste trabalho.
Ao meu amigo Abraão pelo incentivo ao tema de pesquisa, aos meus amigos “Mandioca” e “Gordão” pelo incentivo e força nas horas de dúvidas. A minha irmã, Fernanda Ribeiro Ferreira, pelos vários e muitos conselhos dados neste período de aprendizado. Aos meus colegas de salas, Tales, Nádia, Mariana Marques os quais me forneceram várias energias positivas e muitos sorrisos. Aos meus pais pela força e compreensão em todos os dias. E

Relacionados