Estudo do Processo Analítico On-line (OLAP)

Páginas: 41 (10096 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
Associação Educacional Americanense
Faculdade de Americana
Curso de Ciência da Computação




Eduardo Vinicius Tonon









Estudo do Processo Analítico On-line (OLAP)


















Americana
2010
Associação Educacional Americanense
Faculdade de Americana
Curso de Ciência da Computação




Eduardo Vinicius Tonon









Estudo do Processo Analítico On-line (OLAP)






Monografiaapresentada, como exigência parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Ciência da Computação, a Faculdade de americana sob a orientação do prof. Ms. Edgar Noda.







Americana
2010
RESUMO

O presente trabalho mostra um estudo sobre ferramentas OLAP, o que é uma ferramenta OLAP, de onde surgiram, suas principais características, como funciona, e quais situações uma ferramenta OLAP pode ser utilizadade forma eficiente. Por fim, como demonstração prática será apresentada uma comparação entre uma solução OLAP e uma solução OLTP comum.
Palavras-Chaves: OLAP, Data Warehouse, OLTP, Business Intelligence.
ABSTRACT

The work presents a study on OLAP, which is an OLAP tool, from which emerged as its main features, how it works, and what situations an OLAP tool can be used efficiently. Finally, as apractical demonstration will be presented a comparison between a solution and a solution OLAP OLTP common.
 
Keywords: OLAP, Data Warehouse, OLTP, Business Intelligence.
SUMÁRIO

1. Introdução 6
2. Objetivo e justificativa 7
3. Fundamentação teórica 8
3.1. On-line Analytical Processing (OLAP) 8
3.1.1. OLAP X OLTP 9
3.2. Conceitos de análise multidimensional 12
3.3. Características (doze regras deCodd) 15
3.4. Funcionamento de uma ferramenta OLAP 17
3.5. Modelagem multidimensional 17
3.6. Arquiteturas de ferramentas OLAP 21
3.7. Operações OLAP 26
3.8. APIs e queries multidimensionais 29
4. Trabalhos correlacionados 32
4.1. Soluções no mercado 32
5. Demonstração prática de OLAP 36
5.1. Desenvolvimento 37
5.2. Consultas analíticas com OLAP 38
6. Conclusão 50
7. Referências bibliográficas 521. Introdução

No mundo globalizado de hoje as empresas estão enfrentando maior concorrência e expandindo sua atuação para novos mercados. Portanto, a velocidade com que os executivos obtêm informações e tomam decisões determina a competitividade de uma empresa e seu sucesso de longo prazo. (SISNEMA, 2004).
Por esse motivo um processo muito comum nas organizações é a utilização de algumaferramenta para consultar a base de dados em busca de informações para identificar as melhores decisões possíveis.
Partindo dos primórdios da informática, quando um sistema que gerava relatórios era a principal fonte de informações na empresa, toda vez que uma análise necessitasse ser feita, eram produzidos novos relatórios. Esses relatórios eram produzidos pela área de informática e precisavam de muitotempo para ficar prontos e também apresentavam os seguintes problemas: eram estáticos e o acúmulo de diferentes tipos de relatórios num sistema gerava um problema de manutenção (ARAUJO; BATISTA; MAGALHÃES, 2007).
Por esse motivo surgiu a necessidade de consultas mais dinâmicas e amplas e assim se iniciou o conceito de análise multidimensional.
A primeira linguagem a utilizar análise multidimensionalfoi a APL (A Programming Language) desenvolvida no final dos anos 60 pela IBM. Em meados dos anos 70 surgiu o conceito SAD (sistema de apoio a decisão) que começou a ser estudado intensamente no início dos anos 80. Em meados e no final dos anos 80, teve inicio os estudos dos sistemas de informação executiva (EIS), sistemas de apoio a decisão em grupo (GDSS) e sistemas de apoio á decisõesorganizacionais (ODSS) envolvendo um único usuário e o SAD orientando a modelagem. Assim a linguagem APL foi muito utilizada na década de 80 e 90 em aplicações de negócio.
No início dos anos 90, começaram a surgir, a partir do SAD, os conceitos de “data warehouse” e processamento analítico on-line (OLAP). Assim OLAP surgiu como uma nova classe para as ferramentas de análise multidimensional, essas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teste on line processos gerenciais
  • Estudo de caso uno mille on-line
  • on line
  • on line
  • On line
  • Olap processamento analitico online
  • A penhora on-line e outras inovações da lei 11.382/06 no processo trabalhista.
  • Do impresso ao on-line: Um estudo de caso do portal de notícias Diário da Manhã

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!