Estudo do impacto das inovaçõesem uma comunidade rural do Agreste Pernambucano

702 palavras 3 páginas
17/04/2015

www.sbpcnet.org.br/reunioes/recife/inscritos/resumo_view.php?a=NDE1Nw==&b=NTc4OA==

Trabalho desenvolvido no âmbito das bolsas do PIBIC, PIBID ou PIBIT
E. Ciências Agrárias ­ 1. Agronomia ­ 5. Agronomia
Estudo do impacto de inovações em uma comunidade rural do agreste pernambucano
Eduardo Pierre da Silva ­ UAG/UFRPE
Alberto Einstein Pereira de Araujo ­ UAG/UFRPE
INTRODUÇÃO:
O homem do campo enfrenta diariamente diversos obstáculos durante a execução de suas atividades, deparando­se constantemente com adversidades bastante peculiares, que exigem maestria em sua resolução. Para superar tais adversidades é necessário a busca por inovações, que possam viabilizar o aumento da produtividade e a qualidade de vida dos envolvidos. Isso pôde ser bem observado depois da implantação da “revolução verde”, onde o país iniciou uma profunda modernização em seu setor agrícola, conglomerando diversas medidas técnicas (utilização de sementes melhoradas, fertilizantes químicos, defensivos e mecanização agrícola), que apresentaram resultados rápidos, na medida em que aumentaram sua produção, melhorando dessa maneira, os saldos de suas colheitas (Fleischfresser, 1988). Partindo de uma comunidade uma tradicional, buscaremos observar as inovações presentes nas tarefas campesinas de seu cotidiano, apontando mediante níveis de modernização sua relação com o desenvolvimento local, com a qualidade de vida e com a produtividade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Caracterizar parâmetros que definissem uma comunidade rural tradicional e estudar como inovações podem ter reflexo sobre a melhoria da produtividade dessa comunidade.
MÉTODOS:
Através de uma prévia seleção, tentou­se escolher uma comunidade onde a agricultura tradicional fosse mais evidente, considerando o desemprego de inovações. Isso sobreveio na comunidade Tabocas no município de
Brejo da Madre de Deus, localizado no Planalto da Borborema do

Relacionados