estudo do desenvolvimento

Páginas: 2 (439 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
É muito antiga a preocupação da humanidade com a natureza da criança e com a marcha de seu desenvolvimento. Filósofos, Médicos , Linguistas e outros pensadores do passado tiveram sua atenção atraídapela natureza da criança. Piaget  defendeu o desenvolvimento psicológico como único em suas dimensões ativas e cognitivas, pois para ele durante toda a vida de um individuo existe uma equivalênciaentre as construções afetivas e cognitivas.

A afetividade não se restringe somente as emoções e sentimentos, pois engloba também as tendências e as vontades da criança, ou seja, a afetividade assimcomo toda conduta visa a adaptação, pois o desequilíbrio reflete em uma impressão afetiva particular e a consciência de uma necessidade.
Ressalta também, que a afetividade e a inteligência são denaturezas distintas, ou seja, a energética da conduta vem da afetividade e as estruturas vêm das funções cognitivas, e assim o campo total junta ao mesmo tempo o sujeito, as relações e os objetos, todossendo fundamentais para que ocorram as condutas e as interações entre sujeitos e objetos.
Piaget defende a importância de diferenciar a predominância dos aspectos afetivos, ou seja, os interesses, dosaspectos negativos nos meios, as estruturas.  Ele se opõe a dicotomia feita entre ação primaria e ação secundária, pois para ele as duas possuem aspectos afetivos e cognitivos.
O filósofo, francêsJean-Jacques Rousseau (1712-1778), considerado o “descobridor da criança”, foi o verdadeiro iniciador dos estudos do desenvolvimento. Em 1762, foi publicado seu célebre livro Emílio. Nesse romance, emvários volumes, Rousseau descreve a infância e o desenvolvimento de uma criança imaginária, criada por um sábio preceptor em questão – Rosseau tenta uma descrição dos estágios pelos quais a criança vaipassando, do nascimento à puberdade. Procura dessa maneira descobrir como a natureza leva uma criança a desenvolver-se “em suas faculdades e em .seus órgãos”.
O filósofo, francês Jean-Jacques...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • No estudo do desenvolvimento
  • o estudo do desenvolvimento humano
  • Estudo do desenvolvimento humano
  • Estudo de caso desenvolvimento organizacional
  • Teratologia
  • estudos em crescimento e desenvolvimento
  • estudo dirigido desenvolvimento III
  • ESTUDO DIRIGIDO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!