ESTUDO DO CAPÍTULO 9 DO LIVRO: A BÍBLIA INTRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA E LITERARIA – CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA PARA A PASTORAL.

542 palavras 3 páginas
SIDENIR PAULO GODINHO

ESTUDO DO CAPÍTULO 9 DO LIVRO: A BÍBLIA INTRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA E LITERARIA – CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA PARA A PASTORAL.

Avaliação apresentada ao Curso de Pós Graduação “CATEQUESE NO MUNDO CONTEMPORÃNEO”
Universidade Católica de Santa Catarina
Disciplina: Bíblia e Catequese
Prof. Irmã Mari Luiza Hammes.

Joinville SC
Universidade Católica de Santa Catarina – Campus Joinville
2014
O Novo Testamento, o período decorrente no primeiro século depois de Cristo, portanto no contexto de ocupação da Palestina pelo império Romano.
O contato entre romanos e judeus ocorre por volta da primeira metade do século II a.C. quando as diferentes monarquias originadas da conquista de Alexandre no Mediterrâneo oriental estão dividas entre si: Lágidas no Egito, Selêucidas na Síria, Antigônidas da Macedônia e ainda pelo pequeno reino no extremo oeste da Ásia governado pelos Atálidas. Através destes reinos, a cultura grega se espalha sobre o Oriente formando a chamada “Civilização Helenística”. O imperador agia como no poder executivo, legislativo, judiciário, popular, militar e religioso, ou seja, o comando era todo centralizado. O imperador aclamado pelos romanos foi Otaviano Augusto (27 – 14 d.C), na Palestina ele nomeou Herodes o Grande como rei motivo de revolta por partes dos hasmoneus, que governava antes dele, seu reinado foi marcado pela violência e atos sanguinários, mas também é marcado pelas obras megalomaníacas como a fortaleza de Antonia, a cidade de Cesaréia Marítima, e Sebaste, na Samaria, construiu também teatros, hipódromo, ginásio, e pórticos , mas o que marcou o judeu foi a reconstrução do templo.

Nesta época surgem vários movimentos populares, tais como, as revoluções messiânicas, movimento de zelo pela lei de DEUS e os movimentos proféticos voltam. Estes movimentos populares mostram uma situação de insegurança, onde a população não sabe a quem recorrer. E é neste contexto

Relacionados