Estudo dirirgido

1765 palavras 8 páginas
CIÊNCIAS HUMANAS ESTUDO DIRIGIDO EM PSICOLOGIA

1. A Psicologia, na base de sua origem científica não surgir no vazio. Discorra a respeito da fundação e avanço dessa ciência no final do XIX; para isso considere as criticas e influencias teóricas que a psicologia apontou em relação as outras ciências.

2. Em cada período histórico e ideologia, toda e qualquer ciência se organiza de forma identitária para que conceito, objeto e metodologia de estudo sejam confiáveis e úteis para sua época. Desta maneira, a psicologia e seu o objeto de estudo se constrói com base na perspectiva sócio-histórica. Sendo assim, como a psicologia era definida nos seguintes periodos:

(1) Pensamemento mítico e pré-socrático

(2) Pensamemento grego

(3) Pensamemento moderno

(4) Pensamemento do final XIX

(5) Pensamemento das três primeiras

(6) Pensamemento das ultimas décadas

do século XX

3. O que é Epistemologia? Qual a responsabilidade desta para a organização da ciência e, especificamente, da psicologia.

4 – De forma geral, o que se pretende, ontologicamente, com o estudo do Ser.

5. Epistemologia é a descrição do ato de conhecer. Como isso ocorre?

6. A história e a filosofia da ciência estabelecem direções lógicas ao raciocínio humano para compreender qualquer ciência. Tais direções são utilizadas, de forma especial por Wundt, para que pela Psicologia se estabelecesse quanto ciência. Discorra sobre essa afirmação.

7. O que é um paradoxo? Qual a sua influência na fundação da Psicologia quanto ciência e profissão?

8. Com a Psicologia se estabelecendo, bem como, seus conceitos e metodologia, iniciou-se o desenvolvimento de alguns movimentos teóricos considerados como Força da Psicologia. Quais os pressupostos e objeto de estudo dos seguintes movimentos abaixo:

(1) Behaviorismo
(2) Psicanálise
(3) Fenomenologia/Existencialismo
(4) Psicologia transpessoal

9. A filosofia, desde o seu

Relacionados

  • ESTUDO DIRIRGIDO - SISTEMA CARDIOVASCULAR
    638 palavras | 3 páginas