estudo diriigido sentido sensorial quimico

948 palavras 4 páginas
Estudo dirigido sensorial quimico
Respostas
2- Região olfatória – O epitélio olfatório, responsável pelo olfato, é um tipo especializado de epitélio localizado no interior da cavidade nasal, acima da concha nasal superior, e que está associado ao sistema respiratório pela captação de odores. O epitélio é classificado como pseudo-estratificado.
3- Estes possuem células epiteliais de sustentação altas, neurônios bipolares que apresentam bulbo e cílios olfatórios e células basais. Estas últimas estão relacionadas à regeneração dos neurônios bipolares.
5- Os botões gustativos são estruturas responsáveis por fornecer a gustação (sentido do gosto), e estão presentes nalíngua, na epiglote, nos pilares das amígdalas e região posterior da orofaringe.
Estas estruturas são órgãos intra-epiteliais, de formato oval, que consistem em um conjunto de células fusiformes estendendo-se por todo órgão, desde a membrana basal até uma diminuta abertura, conhecida como poro gustativo.
As células fusiformes têm sido subdivididas em três tipos distintos:
Células escuras ou tipo I;
Células claras ou tipo II;
Células intermediárias ou tipo III.
Até o momento, não se sabe ao certo se todos os três tipos estão relacionados com a quimiorrecepção, ou se são dois ou somente um deles. As células do tipo I e do tipo II apresentam micro vilosidades na extremidade voltada para a luz, as quais já foram descritas como pelos gustativos. Existe ainda um quarto tipo de célula, conhecida como célula basal, que hipoteticamente trata-se de células-tronco, responsáveis por originarem outras células.
Cada botão gustativo apresenta uma terminação nervosa arborizada que termina nas células sensoriais. Estas, por suavez, são capazes de diferenciar as sensações: doce, ácido, amargo e salgado. Apesar de cada botão gustativo possuir a habilidade de sentir diferentes sabores, acredita-se que regiões distintas da língua variem em sua sensibilidade aos quatro sabores.

7-GUSTAÇÃO (PALADAR) Estima-se

Relacionados