Estudo dirigirido de bioquímica 1

2703 palavras 11 páginas
[pic] Universidade Federal do Rio de Janeiro ED1- Estudo Dirigido

Disciplina Bioquímica FF1

1. A partir do início do século XX, a ideia de que a vida possui propriedades únicas, maravilhosas e desconhecidas (vitalismo) começou a morrer. Finalmente, através dos estudos de genética e bioquímica, era possível associar as ciências físicas, químicas e biológicas num só contexto amplo e coerente. A biologia molecular trouxe, para a biologia, um tipo de rigor lógico e matemático antes só aplicado nas ciências exatas.
a) Quais os desenvolvimentos você acredita que permitiram à biologia integrar-se à química e a física, matando assim o vitalismo? Com o desenvolvimento da ciência experimental, da genética e bioquímica a teoria vitalista tornou-se obsoleta para que possamos entender os fenômenos vitais. Sendo assim, é imprescindível a fusão da física e química à biologia.

b) Qual a relação moderna entre física, química e biologia? A relação moderna entre a física, química e biologia é a compreensão dos fundamentos das ciências experimentais realizadas em laboratório para analise dos fenômenos da natureza.

c) O que você pensa que ocorrerá no futuro com essas disciplinas? Partindo do princípio de que é imprescindível o estudo dessas disciplinas para que compreendamos os fenômenos vitais, a tendência é de que no futuro a química, biologia e física se tornem uma só ciência.

2. a) Quando aprendemos bioquímica, estamos estudando a bioquímica de quais tipos de organismos? A bioquímica discute as propriedades que diferenciam os organismos de outros tipos de conjunto de matéria. Propriedades como: Mecanismos para sentir e responder às alterações no seu ambiente, estudar a complexidade química e organização microscópica de biomoléculas, capacidade de auto-replicação e automontagem precisas e entre outros.
b) Em que consiste a chamada “lógica molecular da vida?” Consiste em mostrar que as moléculas quando são isoladas estão de acordo com as leis químicas e

Relacionados