Estudo Dirigido2

1040 palavras 5 páginas
Estudo dirigido
1. Existe alguma relação entre telômero e câncer, e telomero e envelhecimento celular? Os telômeros são uma importante estrutura presente nas extremidades de todos os cromossomos humanos, ajudam na divisão celular evitando que haja uma perda demasiada de material genético, controlam esta mesma divisão dizendo para as células o momento correto em que se deve parar de reproduzir-se para envelhecer.
Quando há diminuição na ação das enzimas, os cromossomos diminuem sua área na região dos telômeros provocando o câncer e o envelhecimento.

2. Quais são as diferenças básicas em relação a estrutura dos diferentes ácidos nucléicos DNA e RNA
O DNA se diferencia do RNA por possuir o açúcar desoxirribose e os nucleotídeos adenina, citosina,guanina e timina. No RNA, o açúcar é a ribose e os nucleotídeos são adenina, citosina, guanina e uracila (a uracila entra no lugar da timina)
3. Defina nucleotídeo e esquematize um nucleotídeo de DNA e um de RNA
O nucleotídeo é um conjunto formado pela associação de 3 moléculas – uma base nitrogenada, um grupamento fosfato e um glicídio do grupo das pentoses. Desta forma, podemos ter variações dentro destes ligantes, como, por exemplo: no DNA temos a presença da pentose desoxirribose, enquanto que no RNA temos a presença da pentose ribose.
4. Quantas pontes ou ligações de hidrogênio existem entre citosina e guanina e entre timinia e adenina quando nos referimos a ligação entre fitas de uma macromolécula de DNA?
Entre citosina e guanina existem 3 pontes de hidrogenio, e entre timina e adenina existem 2.
5. Sabendo que o DNA é constituído de 2 fitas (ou 2 sequência inter-ligadas de nucleotídeos), o que une uma fita a outra deste ácido nucléico?
As bases nitrogenadas que se unem por pontes de hidrogenio
6. Explique o que é expressão gênica
Expressão genica é o processamento de uma informação contida em um gene, onde é transformado em proteina.
7. Se a carga genética é idêntica em todas as células do nosso organismo, explique

Relacionados

  • Estudo dirigido2
    378 palavras | 2 páginas
  • Estudo Dirigido2 Pato
    1193 palavras | 5 páginas
  • Estudo dirigido2 respondido
    712 palavras | 3 páginas
  • especialista
    32890 palavras | 132 páginas