Estudo dirigido2 respondido

712 palavras 3 páginas
Ciências Biológicas - 3º semestre - 2015.1
Disciplina: Biofísica.
Prof: Diego Ferreira de Oliveira.

Estudo dirigido – 1ª Unidade 2015.1

01) O que são grandezas físicas e como podemos classifica-las?
Grandezas físicas são aquelas que podem ser medidas, podendo ser quantificadas ou qualificadas, podem ser classificadas como; grandeza escalar, que é aquela pode ser caracterizada por um número ou um número e uma unidade e grandeza vetorial que é aquela que conhecemos por uma direção, sentido, número ou uma unidade.

02) Três vegetais de espécies diferentes foram plantados ao mesmo tempo, e lhes foram dados condições ambientais iguais para a germinação. Sabendo-se que os vegetais mantiveram um crescimento vertical constante a partir da primeira semana, responda:

1ª SEMANA
2ª SEMANA
3ª SEMANA
4ª SEMANA
5ª SEMANA

A (cm)
1,4
2,1
2,8
3,5
4,2

B (cm)
2,5
3
3,5
4
4,5

C (cm)
1,8
2,7
3,6
4,5
5,4

a) Qual a velocidade média do crescimento dos vegetais A, B e C respectivamente?(1,0) A velocidade média do crescimento dos vegetais é: A, 7 cm por semana; B ,5 cm por semana e C, 9 cm por semana.
b) Qual a velocidade média do crescimento do vegetal “A” em cm/dia? (1,0)
Como a semana tem 7 dias e vegetal A cresce 7 cm por semana, a média do crescimento vegetal A é de 1 cm/dia.

03) Muitos recém-nascidos prematuros precisam ser encaminhados a UTI neonatal para cuidados respiratórios. Alguns deles entram com insuficiência respiratória e necessitam de ventilação mecânica, além de receberem surfactante pulmonar, para a estabilização do sistema respiratório e minimização do risco de óbito.
a) O que é um surfactante e em qual propriedade macroscópica da água estas substâncias agem?
Surfactante é um agente tensoativo, composto de vários fosfolipídios, proteínas e íons que nos alvéolo diminui a força de coesão entre moléculas de água localizadas na membrana alveolar; mantém o interior dos alvéolos secos; auxilia a difusão dos gases pela membrana

alveolar, facilita a distensão dos

Relacionados