ESTUDO DIRIGIDO A ES MULTIPROFISSINAIS EM SA DE 1 BIM 3

1655 palavras 7 páginas
AÇÕES MULTIPROFISSINAIS EM SAÚDE
5 SÉRIE
ESTUDO DIRIGIDO – 1 BIM

1. Quando se fala em interdisciplinaridade, vários outros temas vem à tona, tais como “racionalidade técnica”, “fragmentação do saber e do sujeito”, “integralidade”,. Entre outros. Diante disso, discorra sobre a relação existente entre essas temáticas explicando o porquê do apelo atual à interdisciplinaridade explicitando no que essa consiste e quais são seus objetivos.

A interdisciplinaridade é uma proposta de integração do conhecimento desde os níveis da práxis até o campo epistemológico. É um movimento em direção ao reconhecimento da complexidade crescente do objeto de estudo das ciências humanas e da saúde. Essa nova forma de ver o homem implica em uma reestruturação da maneira de ver as relações das partes com o todo.
No que se refere à questão da racionalidade técnica a interdisciplinaridade traz uma contraproposta ao racionalismo cartesiano, ao positivismo e ao discurso do utilitarismo. A preocupação da visão interdisciplinar é a percepção do todo que foi abandonada em nome da crença cartesiana de que, para se conhecer um objeto, o melhor seria diminuí-lo as suas mínimas partes para, depois de compreender as partes, voltar a refazer o todo de forma a ter uma compreensão total. No entanto, Descartes cai em um embuste ao tratar do seu objeto de tal forma. Mesmo o átomo, postulado por Demócrito como indivisível, foi sendo desmantelado pela ciência moderna. Pode-se ver então que desconstruir um objeto para estudá-lo, além de entediante, tornou-se uma tarefa contraproducente. Essa racionalidade técnica é produto também de uma ideologia que avançou com as pernas da Revolução Industrial, do Liberalismo Econômico e do próprio Capitalismo. No período da Revolução Industrial vê-se um homem que, segundo o liberalismo, seria responsável por seu progresso, seu sucesso ou fracasso. O Estado não precisaria garantir a esse homem nada que fosse muito além de condições para que ele continuasse podendo

Relacionados