ESTUDO DIRIGIDO TEORIAS PSICOLÓGICAS II PSICANÁLISE 52AB

664 palavras 3 páginas
Teorias Psicológicas II – Psicanálise
Atividade de Estudo Dirigido
ALUNA: ISIS DE LIMA E SILVA 52 – M35AB
MATRICULA: 1522383
1 Como você percebe a importância do mesmerismo (magnetismo animal) no tratamento da histeria.
O fluxo de energia do mesmerismo possui um instigante valor terapeutico, pois ao serem estendidas as mãos sob o corpo do paciente são liberadas correntes fluidicas carregadas de magnetismo, capazes de amenizar e tranquilizar os sintomas histericos.

2 Comente sobre o contexto social e histórico em que surgiu a psicanálise.
No final do século XIX, o mundo avançava vitoriosamente, a caminho do progresso. Esperando-se dele uma extenção das trocas culturais, o desenvolvimento científico, técnico e econômico. Uma época cujo a racionalidade predominava de todas as formas, e assegurava ao homem uma dominação completa a natureza.

3 Descreva o papel de Charcot no estudo da histeria.
Charcot procurava soluções orgânicas para os ataques de histeria, porém ele muda o seu ponto de vista e passa acreditar declaradamente que a histeria vai além da anatomia. Então, consegue ver uma série de sintomas padrão e classifica a histeria como uma perturbação fisiológica, vinda do sistema nervoso. A partir desse ponto, ele passa a utilizar a hipnose como uma forma clínica de intervenção, quase como um remédio subjetivo para controlar as crises. Charcot, então, produziu um quadro sintomatico para o histerico, através do uso de drogas e da hipnose, o que retirava a histeria do campo da psiquiatria e a levaria para o da neurologia. A medida que os pacientes começavam a oferecer a mais do que lhes era solicitado, a hipnose permitia o controle da situação, insinuando que a histeria nada tinha a ver com o neurológico, mas com um desejo médico. Charcot tenta explicar esse conflito com a teoria do trauma, que é um reflexo do paciente no transe hipnótico, proporcionada por um trauma psiquico, que é localizado na historia de

Relacionados