Estudo Dirigido Teoria II

Páginas: 9 (2090 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) Departamento de Comunicação Social
Teoria da Comunicação II – turmas 2IC, 2II e 2IF
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE A UNIDADE I
01_ciência e teoria
Sabe-se que a teoria da comunicação não estuda toda e qualquer forma de comunicação humana, mas aquela a qual se convencionou chamar de comunicação de massa. Isso é suficiente para definir a teoria da comunicação.Por quê?
Não. Estudar apenas a comunicação de massa não é suficiente para definir a teoria da comunicação pois esta não está focada apenas nisso; mas também em estudar os efeitos que a comunicação de massa provoca no indivíduo e na sociedade.
2) Por que podemos dizer, mais do que uma atividade realizada por todos os seres humanos, é pela ação de teorizar que o homem se afirma como ser humano?Porque o homem, além da capacidade de abstrair, tem a capacidade de teorizar; tem o raciocínio lógico. Isso o diferencia dos animais. Através da linguagem; dos símbolos com significados, o homem se comunica com outro.
3) Explique por que teorizar, mais do que uma prática científica, é uma atividade cotidiana.
Porque teorizar é perceber o que não se apresenta de forma sensível; é formularconceitos; conhecer ou criar uma conceituarão é esclarecer coisas/ideias/ações. Teorizar é a prática da linguagem que organiza o pensamento abstrato; é um exercício do pensamento humano, do raciocínio lógico, da inteligência conceitual. Quando bebês, aprendemos a abstrair; isso nos diferencia dos outros animais. É algo que já é praticamente “automático”.
4) Para Luiz C. Martino , definir o objetoespecífico da teoria da comunicação é um “problema cuja verdadeira dimensão somente se revela à medida que se tem em conta a riqueza semântica da palavra ‘comunicação’, os diferentes universos que ela evoca, mas sobretudo o fato de que os processos comunicativos atravessam praticamente toda a extensão das Ciências Humanas. Estes processos se identificam com a cultura, mas igualmente com grande parte daatividade psicológica, eles constituem a matéria da análise histórica e se sobrepõem às extensas zonas dos processos sociais. Em outras palavras, a natureza dos estudos das Ciências Humanas – que têm no homem, um ser essencialmente comunicativo seu objeto comum – faz com que a análise dos processos comunicativos seja um ponto de passagem quase que obrigatório, o que dificulta a delimitação maisprecisa do objeto da Comunicação, uma vez que ele se encontra misturado às análises de outras disciplinas”. Como diferenciar, então, estudos da teoria da comunicação de estudos sobre comunicação feito por outras ciências? Qual a especificidade dos estudos da teoria da comunicação?
A teoria da comunicação é o estudo do impacto social da comunicação de massa. As ciências se definem como um sistemaorganizado de definições e conceitos para a produção de enunciados referentes a determinado saber. Elas contém diferentes teorias sobre um mesmo objeto. As teorias, entretanto, buscam entender o funcionamento de um determinado objeto de estudo; são uma abordagem interdisciplinar que buscam entender os efeitos.
5) Por que podemos afirmar que os bebês entram no mundo da linguagem quando se tornamcapazes de abstrair?
Toda linguagem é abstrata e traz ideias. Só quando se é capaz de abstrair, o ser humano consegue falar. Um bebê aprende a falar quando é capaz de abstrair, de teorizar. Isso é um exercício do pensamento humano, do raciocínio lógico. No mundo da linguagem, ele sabe que as coisas existem por causa da ideia.
6) O que diferencia ciência de teoria?
A ciência é o conjunto deenunciados sobre determinado campo, a teoria é o conjunto de enunciados sobre determinado objeto. A ciência é composta por várias teorias, que buscam entender o funcionamento de um mesmo objeto e diferentes percepções sobre ele.
02_teoria I
Explique as três primeiras frases da ementa de Teoria I: “Introdução ao aspecto simbólico dos processos sociais. As relações entre comunicação e cultura. A cultura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo dirigido Farmacoterapia II
  • Estudo dirigido Farmacoterapia II
  • Estudo Dirigido De Anatomia II
  • 160788487 Estudos Dirigidos II
  • Estudo Dirigido II
  • Estudo Dirigido II Parasitologia
  • ESTUDO DIRIGIDO II DURKHEIM
  • Estudo Dirigido II

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!