ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O ENCÉFALO

Páginas: 8 (1969 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O ENCÉFALO

1- Divisão anatômica do sistema nervoso central (SNC):
O sistema nervoso central (SNC) se localiza (em sua maior parte) dentro do esqueleto axial, dentro da cavidade craniana é o encéfalo. A sua continuação é a medula espinhal, localizada dentro do canal vertebral na coluna vertebral.

Então o SNC é composto pelas seguintes partes:
Seis partes que compõeo Encéfalo:
-Telencéfalo
-Diencéfalo
Essas duas partes juntas “telencéfalo e diencéfalo” formam o que chamamos de cérebro.
- Mesencéfalo
-Ponte
- Bulbo
Essas três partes formam o Tronco Encefálico.
-Cerebelo
E a:
-Medula Espinhal
Que é parte do SNC, continuidade do encéfalo dentro do canal vertebral na coluna.

2- Divisão anatômica do sistema nervoso periférico (SNP):
O SNPlocaliza-se fora do esqueleto axial, porém os nervos e raízes nervosas para fazerem conexão com o SNC penetram no crânio e no canal vertebral. Alguns gânglios localizam-se dentro do esqueleto axial.

O SNP é composto por:
Nervos: São cordões esbranquiçados que unem o SNC aos órgãos periféricos. Se a união se faz com o encéfalo os nervos são cranianos. São 12 pares de nervos cranianos que estão presosao encéfalo, esses nervos podem ser sensitivos (aferentes), motores (eferentes) ou mistos (contêm ambas as fibras). Se a união se dá com a medula espinhal, os nervos são espinhais. São 31 pares de nervos espinhais.Todos os nervos espinhais apresentam fibras motoras e fibras sensitivas. A função do nervo é conduzir informações aferentes ou sensitivas e eferentes ou motoras, respectivamente.Gânglios: São dilatações constituídas principalmente de corpos de neurônios que mantêm relações com nervos e raízes nervosas. São estruturas relacionadas a sensibilidade e movimento.

Terminações Nervosas: Estruturas localizadas nas extremidades dos nervos em contato com os órgãos. Funcionalmente são de dois tipos:

1- Motoras ou Eferentes: Quando a fibra nervosa termina nos músculos.
2-Sensitiva ou Aferentes: Quando a terminação nervosa está relacionada a um órgão periférico. As terminações sensitivas apresentam receptores que produzem impulso nervoso quando estimulados. Podem ser de cinco tipos:

1- Quimioreceptores
2- Fotoreceptores
3- Termoreceptores
4- Mecanoreceptores
5- Nocireceptores

3- Medula Espinhal:

A Medula espinhal é a parte mais simples do SNC, é a continuaçãodo encéfalo que se afina dentro do canal vertebral, no esqueleto axial, sendo protegida pelos ossos (vértebras) da coluna. A coluna vertebral mede em torno de 75 cm, a medula espinhal mede em torno de 45cm, terminando geralmente em L2, o que resta a partir daí é a conhecida “cauda eqüina”. Esta parte do SNC se conecta ao SNP, abrange pescoço, tronco e membros superiores e inferiores. Encaminhainformações ao encéfalo pelas vias dorsais sensitivas e recebe do encéfalo informações pelas vias ventrais motoras.

4- Quantos pares de nervos a medula espinhal apresenta? Onde estão presos? Qual o nome das suas raízes e por quais fibras são formados?

A medula espinhal apresenta 31 pares de nervos espinhais. Sendo: 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e geralmente 1 coccígeo.Estão presos nas laterais da medula espinhal.
A raiz ventral é formada por fibras motora (eferentes).
A raiz dorsal é formada por fibras sensitivas (aferentes).

Os nervos espinhais possuem tanto fibras motoras, como fibras sensitivas.

5- Quando cortamos a medula espinhal o que observamos?

Observamos que a medula espinhal é formada internamente pela substância cinzenta (maior concentraçãode neurônios) e pela substância branca (maior concentração de axônios).

A substância cinzenta é interna, fica no centro da medula, conhecida como “H medular” e é composta por três colunas: coluna anterior, coluna lateral e coluna posterior. Nestas colunas estão inseridos diferentes tipos de neurônios medulares.

A substância branca é periférica. É subdividida em funículos: funículo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo dirigido sobre psicologia
  • Estudo dirigido sobre PROTEINAS
  • estudo dirigido sobre filme
  • Estudo dirigido sobre carotenóides
  • Estudo dirigido sobre Fotossítese
  • Estudo dirigido sobre psicofisiologia
  • Estudo dirigido sobre Durkheim
  • Estudo dirigido sobre sindicatos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!