Estudo Dirigido Saramandaia Taina Fernandes Fonseca

860 palavras 4 páginas
Tainá Fernandes Fonseca
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Estéticas da Televisão
A partir da leitura, interpretação e entendimento do texto Conflitos em cena: configuração visual do reconhecimento em Saramandaia escrito por Simone Rocha e Matheus Alves podemos compreender que analisar estilisticamente um programa televisivo é extremamente importante para entendermos a produção televisiva de um país, no caso o Brasil e a sociedade em que ela esta inserida com toda a sua complexidade histórica, social, cultural e política.
Os autores ressaltam essa importância durante todo o texto e explicam como se deu o processo de valorização da estética televisiva. Inicialmente a televisão foi excluída dos estudos de teorias da imagem devido ao conceito de fluxo proposto por Raymond Williams que enxergava a televisão como um arranjo de programas e intervalos publicitários, considerados como um continuum em que o telespectador não conseguiria diferenciá-los, percebendo as interrupções como parte dos programas. Porém, chegou-se a conclusão de que, ao analisarmos as especificidades da narrativa dos programas, perceberemos como os mesmos são construídos dentro de uma lógica específica e que a ideia de se pensar a televisão em um fluxo contínuo não consegue dar conta de explicar as suas marcas e particularidades. Devemos, então, olhar para cada programa em específico e perceber como se configuram sua narrativa e seu estilo.
O programa analisado em questão é Saramandaia em suas 2 versões, uma escrita por Dias Gomes em 1976 e a mais recente produzida por Ricardo Linhares em 2013. Em ambas as versões de Saramandaia das escolhas feitas pelos realizadores, tem papel fundamental na configuração dos sentidos empregados pela narrativa. Elementos como a direção, direção de arte, direção de fotografia, montagem e efeitos visuais cumprem um papel que nos ajuda a interpretar as cenas e nos sensibilizar com a

Relacionados