Estudo Dirigido psicologia organizacional 2 Ibmr prof. Ana Paula

Páginas: 6 (1444 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014
Estudo dirigido: Motivação



1) Defina motivação, segundo Stephen Robbins:

Robbins define motivação como processo responsável pela intensidade, direção e persistência de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.

2) Descreva a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow:

Necessidades Fisiológicas, segurança, social, estima e auto realização são dispostas em umapirâmide, sendo as necessidades fisiológicas a base e as necessidades de auto realização o topo da pirâmide. Quando as necessidades mais baixas são satisfeitas o indivíduo recorre as seguintes, assim para Maslow , para se motivar uma pessoa é preciso saber em que nível da pirâmide ele está.

3) Discorra sobre a teoria X e Y de McGregor

Na teoria X as pessoas são preguiçosas e evitam aresponsabilidade. Na teoria Y as pessoas são criativas e independentes. Para McGregor na teoria X a motivação é quase irrelevante, sendo necessário o uso de autoridade para garantir a direção e o controle dos funcionários. Na teoria Y a integração é a base, pois assegura e valida a autoridade.

4) Segundo Stephen Robbins, a teoria dos dois fatores de Herzberg pode ser definida, como:

Na teoria de Herzbergexistem 2 fatores que afetam o indivíduo: fatores motivadores que levam a motivação e fatores higiênicos que levam a insatisfação . Os fatores motivadores são internos e os fatores que levam a insatisfação são externos.

5) Discorra sobre as críticas a teoria dos dois fatores de Herzberg:

Não levar em conta o nível de subjetividade dos conceitos que aborda o fato de que a satisfação de umanecessidade ser diferente de motivação. O método empregado na pesquisas que são questões semi estruturadas e o fato de que para o ser humano a culpa de desmotivação está sempre fora de si.

6) Considerando as teorias contemporâneas sobre motivação, disserte sobre a teoria de McClelland.

Sua teoria explica a motivação dos indivíduos em seu trabalho, a partir da satisfação de suas necessidades(realização, poder e associação). Assim a forma de atuação de um indivíduo no trabalho será determinada pela quantidade. É forte ou fraca em cada uma dessas necessidades.

7) Considerando as teorias contemporâneas sobre motivação, disserte sobre a teoria da fixação/ estabelecimento de objetivos:

Teoria de fixação e estabelecimento de meta é mais útil para psicólogos organizacionais.Segundo essa teoria as pessoas que tem metas mais difíceis, porém, atingíveis, tem desempenho melhor do que aquelas que tem objetivos menos difíceis.

8) Considerando as teorias contemporâneas sobre motivação, disserte sobre a teoria do reforço:

O princípio mais importante da teoria do reforço é a lei do efeito que declara que a probabilidade de ocorrência de um determinado comportamento aumentase for seguida por uma recompensa e diminui se for seguida de em punição.

9) Considerando as teorias contemporâneas sobre motivação, disserte sobre a teoria da equidade:

A teoria de equidade parte do princípio de que a motivação depende do equilíbrio entre o que a pessoa oferece a organização, através do sistema produtivo (seu desempenho) e aquilo que recebe através do sistema ...........(sua compensação). As pessoas e sentem motivadas sempre que esperam receber a compensação justa pelo seu esforço. Essa justiça é avaliada através de compensação entre o que outros pessoas recebem.

10) Considerando as teorias contemporâneas sobre motivação, disserte sobre a teoria da expectativa:





















Estudo dirigido: Comunicação



1)Enumere os elementos da comunicação e cite os 3 modos de comunicação interpessoal:
Elementos da Comunicação: emissor, receptor, mensagem, código e canal. Modos de comunicação: Verbal, não verbal e escrita.



2) Discorra sobre as barreiras a comunicação eficaz e cite no mínimo 3, explicando cada uma delas:
Barreiras são ruídos que afetam a transmissão de mensagem.

Ex: filtragem - passar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo dirigido – psicologia organizacional
  • 2 ESTUDO DIRIGIDO PSICOLOGIA
  • Estudo dirigido psicologias, ana bock
  • Estudo de caso 2
  • portfolio prof Ana paula 04
  • Ana Paula 2
  • Apostila Opet Prof Ana Paula
  • Estudo dirigido Paula Sibilia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!