Estudo Dirigido Psicanalis

853 palavras 4 páginas
1) DESLOCAMENTO: De acordo com Freud, deslocamento seria um mecanismo de defesa no qual ocorre uma mudança inconsciente das emoções, afetos ou desejos do objeto original para um substituto imediato ou mais aceitável.
CONDSENSAÇÃO: Freud dizia que a condensação seria, onde vários elementos como temas, imagens, idéias, e etc, se combinam num só, ou seja, uma representação única aparece, como ponto comum a diversas cadeias associativas de representações , e é sobre elas que se investem suas energias.

2) O conteúdo latente se mostra através das estruturas recalcadas que tentam emergir, ou seja, o conteúdo latente é o verdadeiro sonho, já o conteúdo manifesto é o que o sujeito conta, sendo um disfarce do verdadeiro sonho. Basicamente pode-se dizer que o conteúdo latente é o inconsciente e o conteúdo manifesto é o consciente.

3) O processo primário caracteriza o sistema inconsciente e o processo secundário caracteriza o sistema pré consciente. Isto é, o modo de funcionamento próprio do inconsciente, particularmente evidenciado pelo sonho, que caracteriza-se não por uma ausência de sentido, mas por um incessante deslizar de sentido. Os mecanismos que se encontram em ação neste processo de elaboração onírica são, por um lado, o deslocamento e, por outro lado, a condensação. O pré-consciente funciona através dos processos psíquicos secundários, a partir dos quais as idéias investidas de desejo são inibidas de descarga e os processos de deslocamento e condensação são bastante restritas.

4) Que pelo fato de esquecermos os sonhos, nós destorcemos ao tentar reproduzi-los, então reencontramos em ação o processo que descrevemos como a elaboração secundária (e muitas vezes mal formulada) do sonho encarregada do pensamento normal, então essa distorção não passa de uma parte de elaboração a que os pensamentos oníricos são regularmente submetidos em decorrência da censura dos sonhos. O esquecimento dos sonhos permanecia inexplicável enquanto não se leva em

Relacionados

  • A Psicologia E Seus Campos De Atuacao
    75384 palavras | 302 páginas
  • Psicanalista
    90294 palavras | 362 páginas
  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas