Estudo Dirigido - Os Persas - Ésquilo

Páginas: 6 (1341 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2014






Análise do texto teatral




Os Persas
Ésquilo





















Disciplina: Artes Cênicas






1.
1.1- O Autor do texto teatral “Os Persas” é Ésquilo. Ésquilo foi um dramaturgo da Grécia antiga. Teve seu destaque na produção de tragédias, sendo por isso, considerado por muitos o criados deste estilo poético. Nasceu na cidade de Elêusis, queestá localizada a 30 quilômetros ao noroeste de Atenas, em 525 a.C. e veio a falecer em 456 a.C. Durante sua vida, Ésquilo não participou apenas no setor da dramaturgia, ele também foi soldado grego e participou de importantes batalhas como Salamina (batalha que é abordada na peça “Os Persas”), Maratona e Platéias. Na sua área de destaque, dramaturgia, suas obras destinavam-se à narrar passagensda mitologia grega e das sagas dos deuses. Segundo alguns estudiosos, Ésquilo produziu cerca de 79 tragédias, enquanto outros creditam-o a criação de pelo menos 90 peças, das quais as principais são: Os Persas, Sete Contra Tebas, Prometeu Acorrentado, Agamemnon, Coéforas e Eumênides.

1.2- A obra é se passa, por volta, do ano de 479 a.C. a Pérsia local onde se passa a peça, mais precisamenteno palácio do Rei Xerxes, filho de Dário e Atossa. Xerxes comandou a Pérsia entre os anos de 485 e 465 a.C., após a morte de seu pai em batalha.

Trecho que demonstra isso:
"CORO-Somos, entre os persas, chamados os Fiéis. Guardiães deste rico e soberbo palácio, aqui estamos, enquanto eles marcham contra a Grécia. Foi à nossa experiência, que o filho de Dario, Xerxes, nosso rei e senhor,confiou os cuidados do império. “

1.4-A obra se passa, por volta, do ano de 479 a.C. (como foi dito na resposta anterior). Essa peça, segundo alguns historiadores, aconteceu oito anos após o fim da guerra de Salamina, como pode ser notado nesse trecho, os fatos da peça aconteceram após a guerra.

Trechos que demonstram isso:
"MENSAGEIRO-As praias de Salamina, os campos dos arredores, tudoestá coberto dos cadáveres de nossos soldados miseravelmente mortos.“
"XERXES-Todos mortos. Tombados de um navio Tírio, deixei-os pelas praias de Salamina, entre escarpadas bordas. “

1.5-Em relação a família, percebe-se que ela era de suma importância na época, assim como hoje, tendo em vista, a preocupação da esposa do antigo Rei, Dário, com as perdas que ocorreram na Guerra de Salamina e poralguns momentos até a provável perda de seu filho, então Rei da Pérsia, Xerxes. Por esse mesmo ponto de vista, pode-se destacar a lamentação do Coro diante da morte de tanto jovens.

Trechos que demonstram isso:
"ATOSSA-Sorte inimiga. Quão bem ludibriaste os persas. Quão caro ameu filho custa o castigo de Atenas. Não bastavam já tantos bárbaros tombados em Maratona."
“CORO-Doravanteinsaciáveis de lágrimas, reclamareis, ao macio leito, testemunhas das primícias de vossos prazeres, os jovens esposos desaparecidos. Ai de vós. Sua morte arranca-nos os mais amargos lamentos. Assim geme a Ásia privada de seus homens. Xerxes os levou. Ah, céus. Xerxes os perdeu. Ah, deuses. O imprudente Xerxes tudo confiou a frágeis navios.
"CORO- Precoces vítimas da morte, ai de nós, terrivelmenteabandonadas. Ai, deuses, nas praias de Cicreia. Chora, Ásia, dilacera o peito. Que o grito de tua dor se eleve aos céus.


1.6- Ésquilo foi importantíssimo para o campo teatral, como já foi dito na resposta 1.1, ele é considerado o fundador do estilo poético tragédias, sendo assim, é de extrema importância para a criação, como é dito por alguns historiadores, como para a evolução histórica dessegênero. Como essa resposta foi em relação à importância do autor, Ésquilo, não há passagens no texto que justifiquem a resposta.



2.
2.1- A peça conta com 6 personagens no total.

Personagem
Função Social
Vestimenta
Comportamento
Atossa
Viúva de Dário
Provavelmente
Roupas da realeza*
Calma, decidida e afetiva
Coro
Representam a nobreza da sociedade Persa
* Não constam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudo dirigido
  • Estudo dirigido
  • Estudo dirigido
  • estudo dirigido
  • Estudo dirigido
  • Estudo dirigido
  • Estudo Dirigido
  • Estudo dirigido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!