estudo dirigido NP2 resposatas

1983 palavras 8 páginas
Normas e Significado dos Escores de Teste
1. “Os escores de testes psicológicos são mais comumente interpretados por referência a normas que representam o desempenho da amostra de padronização no teste”. O que significa esta afirmação?
R - Todo estudo psicométrico precisa estar pautado em normas e padrões na hora de se elaborar e analisar os escores ou resultados. Há necessidade de se uniformizar os procedimentos no uso dos testes psicológicos, bem como uniformizar a interpretação dos escores. Neste sentido Pasquali (2010) coloca a Padronização como sendo a uniformidade na aplicação dos testes, enquanto que a Normatização é a uniformidade na interpretação dos escores dos testes.

2. Quais os tipos de normas que existem? Qual a utilidade de cada uma delas?
R – Normas de Desenvolvimento: baseadas o desenvolvimento cognitivo progressivo do indivíduo (PASQUALI, 2010)
Normas Intragrupo: grupo ou população para o qual o teste foi construído. Nesta o escore de um sujeito é comparado ao dos outros, para entender sua colocação no grupo. Utiliza-se o posto percentílico e o desvio padrão. Pode se analisar o desempenho do sujeito em relação ao grupo (PASQUALI, 2010).
Normas Referentes a Critérios: são os critérios da pesquisa que irão nortear a escolha das normas para a aplicação do teste. Quais critérios serão avaliados (PASQUALI, 2010).

3. Diferencie testagem referenciada no domínio e testagem referenciada na norma?
R – Os testes referenciados em normas avaliam o desempenho dos indivíduos em relação ao construto avaliado, em comparação ao desempenho de um grupo de referência. A referência desta testagem são pessoas (URBINA, 2004). Enquanto que o referenciado no domínio avalia o desempenho dos indivíduos em relação aos padrões relacionados ao construto. A referência será em relação ao construto, ou seja, o conhecimento demostrado no domínio do conteúdo e o nível de competência mostrado na qualidade do desempenho (URBINA, 2004).

4. Por que se faz necessário a conversão de

Relacionados