estudo dirigido lipdios

608 palavras 3 páginas
Aluno: Ricele Carlos da Silva 2º Bacharel noturno

Estudo Dirigido – Lipídios

1. Quais são as funções dos lipídios?
R: Armazenamento de energia e isolamento térmico, Estrutural, Pigmentos, Sinalizadores.
2. Os lipídios são classificados de acordo com sua natureza química em 4 grupos. Quais São eles? R: ácidos graxos, triacilglicerois, fosfolipídios, esteróides.
3. Por que dizemos que a reserva de lipídios é de longo prazo enquanto a de carboidratos é de curto prazo?
R: Por que os lipídios são gorduras e as gorduras são um estoque de energia a longo praso em contraste com os glicogênio que são a curto prazo.
4. Qual é a diferença entre óleo e gordura? (b) De que forma isto está relacionado com a presença de insaturação nas cadeias dos ácidos graxos?
R: Os óleos derivam de ácidos graxos com estruturas insaturadas. Essas são mais curvas e resistem pouco a ação da temperatura, são mais líquidos visualmente.
As gorduras, geralmente ácidos graxos de origem animal, são sólidas a temperatura ambiente, característica derivada de estruturas lineares e facilmente compressivas, necessitando de maior energia para se desfizer.
5. Por que os ácidos graxos poliinsaturados são tão importantes para a saúde?
R: Os efeitos benéficos dos ácidos graxos poli-insaturados para a saúde humana são evidentes, durante a gestação , período neonatal e toda a etapa de crescimento do bebe , a oferta desses ácidos graxos em quantidades adequadas e fundamental para o bom desenvolvimento e funcionamento do cérebro e da retina.
6. Em que células e tecidos são estocados os lipídios e sob que forma ou classe são estocados?
R: São células que fazem parte do tecido adiposo, os adipócitos são responsáveis pelo armazenamento de gordura no corpo humano, A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídios (três ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol).
7. A membrana plasmática das células é feita de uma classe especial de lipídeos organizados na

Relacionados

  • Membrana plásmática
    958 palavras | 4 páginas
  • Histologia
    6166 palavras | 25 páginas
  • simbolismo
    21525 palavras | 87 páginas